top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Como descobrir o código SWIFT de um banco ou o banco de um SWIFT?

Atualizado: 29 de set. de 2021

Você está organizando um fechamento de câmbio para remessa internacional e a corretora solicitou o código SWIFT do destinatário? Ou você tem um código em mão está em dúvida sobre qual é a instituição dele? Não sabe do que se trata e precisa de ajuda? Aqui estão as respostas aos seus questionamentos!


Em primeiro lugar. O que é SWIFT?


SWIFT - Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication. Uma organização cooperativa criada e dirigida pelos bancos. Opera uma rede que facilita a troca de pagamentos e outras mensagens financeiras entre instituições financeiras (incluindo corretoras–mediadores 'brokers-dealers' e firmas de valores) em todo o mundo. Uma mensagem de pagamento S.W.I.F.T. é uma instrução para transferir fundos; o intercâmbio de fundos (liquidação) se realiza subseqüentemente em um sistema de pagamento ou por meio das relações de bancos correspondentes. O código Swift, na verdade ISO 9362 (também conhecido como código BIC), é uma norma da organização aprovada pela ISO com a finalidade de identificar uma instituição bancária por meio de um código único de 8 ou 11 caracteres. Cada banco no mundo teu seu código SWIFT único, exceto os de menor porte que utilizam os grandes como roteadores (intermediary banks). Mais definições de termos utilizados no mercado de câmbio, aqui.




1) Como descubro o código SWIFT / BIC de um banco?


Você pode fazer uma busca específica no Google, mas cuidado: existem variações conforme o tamanho do banco, então não recomendamos se aventurar sozinho. A dica é:


Utilizar a ferramenta de consulta de swift disponibilizada pelo site remessa online.


Outra situação:


2) Tenho o código SWIFT / BIC, como descubro o nome do banco?


Você também pode fazer uma busca específica no Google, mas o ideal é utilizar a ferramenta deste link.


Na dúvida, se você não está 100% seguro, mesmo após realizar as consultas nos links acima, o ideal é confirmar as informações com a agência bancária do beneficiário. Assim reduz-se a zero o risco de devolução dos valores e a necessidade da chamada "emenda de swift", sob pena de pagamento de multa (U$ 70,00 - setenta dólares americanos) para fazer o novo envio.


Aproveitando, outra dica importante: Se você precisa fazer um envio de dinheiro ao exterior de maneira rápida, barata e segura...


Para remessa rápida até U$ 10.000,00 ou equivalente em outra moeda, recomendamos a Plataforma Câmbio Inteligente.


Possuem as melhores taxas do mercado e suporte personalizado. E descontos adicionais exclusivos para quem assina o Prime Club. Verifique. Colocando todos os benefícios na balança, a Câmbio Inteligente é a plataforma numero 1. Melhor que a Wise (antiga Transferwise), Remessa Online e Cloudbreak.

753 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page