top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Como enviar grandes quantias de dinheiro ao exterior?

Atualizado: 28 de mai. de 2021

Se você precisa transferir recursos para o exterior em montantes acima dos limites chamados de "câmbio eventual" pelas corretoras, ou seja, fora dos relacionados com turismo ou manutenção de residentes (filhos) em outros países ou pequenos envios entre contas de mesma titularidade (disponibilidade no exterior), este post é para você e vai sanar suas dúvidas. Especialmente, e exclusivamente, se sua intenção é enviar oficialmente, pelas vias corretas, sem gambiarra, câmbio paralelo, ou dólar-cabo.


Antes de mais nada, uma dica importante: se sua necessidade se enquadra em remessas internacionais de até U$ 10000 ou equivalente em outras moedas, nossa recomendação é a Plataforma Câmbio Inteligente. Câmbio justo, isento de tarifa, processamento em 1 dia útil. Saiba mais aqui.



Se você deseja enviar grandes quantias de dinheiro para o exterior (ex: acima de U$ 100 mil) vamos então às instruções. E alertas. Leia atentamente.

  1. Você precisa estar com o CPF válido e ter uma conta bancária no Brasil;

  2. Apresentar comprovante de residência recente;

  3. Apresentar declaração IRPF completa, com recibo;

  4. Na declaração, você precisa mostrar origem e liquidez suficiente para o montante desejado, conforme critérios da instituição que está avaliando; E/OU apresentar comprovante de saída definitiva do Brasil (depende do caso).

  5. Você precisa ter muita paciência, pois o setor de compliance pode exigir documentação adicional, dependendo do caso. Ex: Contrato de venda de imóvel, extrato de conta, contratos jurídicos entre partes, etc.

  6. Em caso de doação entre pessoas físicas, será necessário apresentar comprovante de pagamento do respectivo ITCD e uma gama de documentos que comprovem vínculo entre doador e beneficiário.


Importante: somente é possivel fazer remessa internacional partindo da moeda local como origem. Ou seja, se você está no Brasil e deseja transferir valores eletronicamente ao exterior, seus dólares físicos do cofre não serão aceitos. Não há como depositar cédulas estrangeiras em uma conta aqui para depois transferí-la a outro país. Você precisa ter REAIS para transformar em moeda estrangeira. Portanto, pense duas vezes antes de aceitar um pagamento de um imóvel em dólares ou euros, por exemplo.


Existem outras dezenas de naturezas de operação que podem ou não incidir custos e alíquotas adicionais. Consulte a GC Prime para mais informações.

200 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page