• Gustavo Candiota

Coronavírus: há motivo para pânico?

Atualizado: 31 de Mar de 2020

Dólar baterá 5 reais? Viagens internacionais serão canceladas? Voltaremos à época dos feudos? É o fim da raça humana? Calma. Respire fundo. Vamos falar sobre o vírus chinês e seus possíveis impactos reais na vida como ela é hoje.


Se você chegou até aqui é porque está preocupado. Não específicamente com taxa de câmbio, mas porque as notícias são assustadoras. O que vai acontecer nos próximos meses? Já podemos falar que uma epidemia está acontecendo? Primeiramente, vamos à definição da palavra. Conforme a Wikipedia:


Uma epidemia é a concentração de determinados casos de uma doença em um mesmo local e época, claramente em excesso em relação ao que seria teoricamente esperado. O termo tem origem no grego clássico: epi (sobre) + demos (povo) e sabe-se ter sido utilizado por Hipócrates no século VI a.C. (...) Um surto epidêmico ocorre quando há um grande desequilíbrio com o agente (ou surgimento de um), sendo este posto em vantagem. Este desequilíbrio é comum quando uma nova estirpe do organismo aparece (mutação) ou quando o hospedeiro é exposto pela primeira vez ao agente.



É importante esclarecer que Epidemias são relativamente comuns. A atual ainda não é tão grave. Autoridades colocam pessoas em quarentena e cancelam milhares de vôos nos aeroportos por precaução! Preocupante seria se os governos declarassem uma