• Gustavo Candiota

Coronavírus: há motivo para pânico?

Atualizado: há 3 dias

Dólar baterá 5 reais? Viagens internacionais serão canceladas? Voltaremos à época dos feudos? É o fim da raça humana? Calma. Respire fundo. Vamos falar sobre o vírus chinês e seus possíveis impactos reais na vida como ela é hoje.


Se você chegou até aqui é porque está preocupado. Não específicamente com taxa de câmbio, mas porque as notícias são assustadoras. O que vai acontecer nos próximos meses? Já podemos falar que uma epidemia está acontecendo? Primeiramente, vamos à definição da palavra. Conforme a Wikipedia:


Uma epidemia é a concentração de determinados casos de uma doença em um mesmo local e época, claramente em excesso em relação ao que seria teoricamente esperado. O termo tem origem no grego clássico: epi (sobre) + demos (povo) e sabe-se ter sido utilizado por Hipócrates no século VI a.C. (...) Um surto epidêmico ocorre quando há um grande desequilíbrio com o agente (ou surgimento de um), sendo este posto em vantagem. Este desequilíbrio é comum quando uma nova estirpe do organismo aparece (mutação) ou quando o hospedeiro é exposto pela primeira vez ao agente.



É importante esclarecer que Epidemias são relativamente comuns. A atual ainda não é tão grave. Autoridades colocam pessoas em quarentena e cancelam milhares de vôos nos aeroportos por precaução! Preocupante seria se os governos declarassem uma Pandemia. Estamos longe disso.


Então, para a sua vida, o que muda com o surto da nova variação do coronavírus que surgiu de um mercado de animais vivos na cidade de Wuhan/China ?

  1. Nada, se falarmos de grandes riscos para sua saúde;

  2. Um pouco, se a preocupação é chance de cancelamento de viagens;

  3. Bastante, se você está preocupado economicamente (com seu bolso).


Leia o Call de Mercado publicado hoje no Blog do Câmbio. Ney Martini comenta sobre possíveis impactos econômicos do surto no gigante asiático e, por consequencia, nos países que com ele possuem relação comercial. E por fim, o que pode respingar no dólar de maneira sólida, não especulativa. Em resumo, até agora há mais motivos para preocupação financeira do que de saúde a quem analisa friamente as notícias e os dados divulgados.


A título de comparação, segundo a CNN, neste momento a taxa de mortos x infectados do Coronavírus é de 2.3%. A epidemia SARS de 2003 teve um registro final de 9.6%.


Podem respirar na rua sem medo, amigos. Exceto de você está lendo este post em um cyber café de Wuhan. Lembrem-se que a mídia aproveita essas situações para gerar audiência, cliques, views. Acompanhe para se manter informado, mas se tanta notícia sensacionalista já está fazendo você estocar alimentos em casa, desligue a TV e a Internet por uns dias.


Importante: esta é a nossa opinião! Respeitamos quem possui perfil mais cauteloso e os prognósticos mais pessimistas. Só discordamos.


Tenham todos uma ótima quarta-feira.


Gustavo Candiota

Formado em Administração de Empresas pela PUCRS

Diretor da GC Prime Câmbio Inteligente


Executivo do mercado financeiro e assessor de câmbio

Certificado AAI Ancord em 2010 e PQO Bovespa em 2012

CE Intr. Wall Street no New York Institute of Finance

Criador do Blog do Câmbio




#coronavirus #china #epidemia #pandemia #panico #exterminio #viageminternacional #quarentena #dolarcomercial #previsão #calldemercado




261 visualizações

por Gustavo Candiota

PARA SUA VIAGEM:

Blog do Câmbio
Pacotes túristicos!
Seguro Viagem com a melhor assessoria!
Chip intenacional compatível com +200 países!

© 2016-2020 GC Prime Câmbio Inteligente. Atendemos todo o Brasil. Fone / Whatsapp: (51) 4042.3838

SIGA-NOS

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Spotify

Patrocinam nossos conteúdos

Chip global mysimtrvl - Voz e Dados
Ivan Pons - Moda Masculina
A Operadora Oficial da EAA Oshkosh no Brasil
+ 50 assinantes