top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Covid-19: Um outro ponto de vista, para pensarmos

Atualizado: 1 de abr. de 2020

É impossível testar toda a população do planeta, certo? Não há como. A taxa de mortalidade está em 4%. Mas, este não é o percentual sobre os infectados e sim sobre os TESTADOS. E na minha visão é aí que mora o problema.


Muitas decisões dificílimas e arriscadas estão se baseando na Death Ratio. Ok, já sabemos que o Coronavírus Covid-19 é altamente infeccioso e que a recomendação para não pegá-lo é ficar em casa, aqui estamos todos trabalhando de Home Office há dias. Mas... Será que a quarentena absoluta é a solução? Ela vai quebrar a economia mundial, muitos já acreditam.


E se pensarmos pelo outro lado: ontem os diretores de hemocentros de SP e RJ faziam apelo ao vivo na televisão pedindo desesperadamente que pessoas fossem doar sangue. E não havia relação alguma com a Pandemia atual. Era para os pacientes de diversas outras doenças ainda mais graves. Só que os doadores sumiram. Por quê? Estão respeitando o "lockdown", em casa, com medo até de botar o nariz pra fora da janela.


Todos os que defendem o isolamento absoluto estão com o discurso (coerente, diga-se de passagem): "Saúde em primeiro lugar, é melhor arriscar uma recessão econômica sem precedentes para preservar vidas, mesmo que dentro de alguns meses conclua-se que não foi a melhor decisão. Na dúvida, melhor parar tudo."


Será?



Com o exemplo acima dos hemocentros, temos uma amostra que o preço pode ser caro demais. Só pra dar uma ideia, se continuar assim, o índice de desemprego americano pode pode sair dos atuais 3% e chegar a 30% em poucos meses. Especialistas estimam que o Brasil poderá ter 40 milhões de desempregados, reflexo da enorme recessão econômica que talvez enfrentemos. Isso não vai tirar mais vidas?


Pergunto: Não seria mais sensato elaborar algum tipo de quarentena apenas às pessoas do grupo de risco e quem mora com os mesmos, mas não a todos? Quem sabe assinar decretos muito mais rígidos para idosos, como multa e até prisão para quem for pego em flagrante na rua a passeio, sentados próximos em bancos de parques, cumprimentando-se. Faz mais sentido, não? Até porque, dizem os infectologistas: metade da população mundial vai acabar pegando o covid-19, só que a grande maioria será assintomática e depois ficará imune.


Não seria hora de muitos já ficarem imunes? Do contrário, todos nós que hoje estamos fazendo um enorme sacrifício, em confinamento, quando as autoridades liberarem para sair nas ruas, ainda podemos pegar a doença. E outra: enquanto eu e minha família estamos sem abrir a porta de casa há 5 dias, vejo la embaixo na rua muitas pessoas de idade ignorando os decretos. Jovens também. Não respeitam. Enquanto isso, os que produzem, os empresários, os donos de indústria, respeitam, mas tiveram que parar tudo. Parar as máquinas, pensar em demissões imediatas.


Vale lembrar também que estamos começando a ter um problema gravíssimo de hierarquia entre poderes. Prefeituras descumprindo ordens de governos, governos descumprindo ordens da união. Bretes em entradas de cidades, algo totalmente ilegal. Algo muito próximo da anarquia. Se continuar assim, em breve teremos não uma recessão, mas uma nova Grande Depressão, estilo 1929, ou pior.


Qual é a melhor decisão? O melhor risco x retorno? O futuro dirá. Espero ter provocado a reflexão. O que me dá esperanças é a serenidade e conhecimento do Ministro Mandetta (saúde). Alguém que demonstra grande habilidade em crises e altíssimo know how técnico. Se você está desanimado com as gafes e algum desequilíbrio emocional de Jair Bolsonaro nas entrevistas, acredite no time de ministros à frente desse caos: Guedes, Moro, Tarcicio Gomes e Mandetta. O Brasil vai sair dessa! Estamos todos juntos no mesmo barco!


Boa semana!


Gustavo Candiota


Formado em Administração de Empresas pela PUCRS

Diretor da GC Prime Câmbio Inteligente


Executivo do mercado financeiro e assessor de câmbio Certificado AAI Ancord em 2010 e PQO Bovespa em 2012

CE Intr. Wall Street no New York Institute of Finance e Criador do Blog do Câmbio




99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page