• Gustavo Candiota

Crash do Petróleo: qual será o reflexo no preço da gasolina?

Atualizado: 28 de Abr de 2020

Antes de tentar responder a pergunta, vamos voltar um pouco no tempo. Mais precisamente a Maio de 2018. Quem lembra da greve dos caminhoneiros que parou o país? Um enorme transtorno para a cadeia produtiva nacional. Poucos motoristas, exceto de ambulância, conseguiam viajar pelas estradas. Prateleiras de supermercado ficando vazias. Postos sem combustível estilo filme Mad Max. Produtores de alimentos descartando produtos em massa. Relatos comoventes na TV. Um pesadelo.


Parenteses: Comparado ao que estamos vivendo hoje, aquilo nem era tão ruim. Concordam?


Mas... por quê exatamente os caminhoneiros protestaram fechando todas as estradas? Você lembra? Resposta: Devido aos constantes aumentos do litro do diesel nas bombas.


Mas por qual motivo os preços dos combustíveis estavam sendo elevados com grande frequência? Simples: o Governo Temer, à época, decidiu finalmente abandonar a política de congelamento de preços da Petrobrás e passar a refletir a cotação do Petróleo. Com o principal objetivo bem claro: parar de prejudicar financeiramente a estatal que precisava arcar com prejuízos enormes nas situações em que o Barril subia. A medida antiga era populista e visava controlar a inflação. A nova era f