top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Medo de 2023? O que pode acontecer com o dólar no Governo Lula?

Atualizado: 8 de nov. de 2022

Hora de fazer uma avaliação técnica sobre o que vem pela frente no terceiro mandato de Luis Inacio Lula da Silva, sem qualquer viés político. Qual a chance do dólar disparar quando o petista assumir o Palácio do Planalto? Vale a pena aproveitar as recentes quedas e comprar?


Antes de responder às perguntas, caso você esteja cotando compra de moeda, seja em espécie, ou remessa internacional, recomendamos conhecer a Plataforma Câmbio Inteligente. Clique aqui para simular uma compra. Taxas em tempo real!



Então, o que temos pela frente, com o que devemos nos preocupar e quais boatos devemos ignorar, por enquanto?


Para fazer uma projeção do futuro, primeiro precisamos nos preocupar com o presente (até o final de 2022). As chances são pequenas, mas E SE:

  1. E SE as manifestações que contestam o resultado das urnas voltarem a crescer?

  2. E SE Lula surpreender negativamente o mercado e confirmar um nome totalmente político, sem credibilidade, para o ministerio da economia?

  3. E SE houver ruptura entre os poderes, antes do fim do mandato de Bolsonaro?

  4. E SE o dólar em si, lá fora, voltar a disparar, quem sabe até com escalada da guerra na Ucrânia?


Caso nenhum desses SEs acontecerem, é possível, sim, acreditar em um 2023 razoável, se Lula não conseguir passar pelo congresso projetos muito radicais. Se as reformas e privatizações continuarem, se o teto dos gastos for respeitado. Se o Banco Central seguir com autonomia. Se o país continuar abrindo sua economia para investimentos externos, com menos burocracia, menos impostos, e mais infra-estrutura.


As dúvidas são muitas, e quando temos dúvidas/incertezas, o recomendado sempre foi e sempre será: compre dólar. Proteja-se. O próximo ano é uma incógnita. Você precisa entender e concordar por isso, independente do seu viés político. Esquerda, direita, neutro, etc.


Dica de vídeo!


Outras dicas:


Obrigado por visitar o Blog do Câmbio.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page