• Gustavo Candiota

Moro x Bolsonaro: quais as consequências para o país

Atualizado: Abr 28

Nada é tão ruim que não possa piorar. O Brasil não é para amadores. Na manhã de ontem, em sua coletiva de despedida do ministério da Justiça, Sergio Moro expôs diversas situações que vinham acontecendo entre ele e o governo Bolsonaro. Foi um discurso avassalador que abalou um já desgastado governo. Consultamos juízes e advogado: todos foram unânimes em dizer que, se apresentadas provas, há pelo menos 5 brechas para crime de responsabilidade do presidente.


Crime de responsabilidade provado = pedido de impeachment.


Um prato cheio para Rodrigo Maia, presidênte da câmara, responsável por analisar os pedidos e com quem Bolsonaro já vinha em grandes atritos. Se aceito e for para votação, muito provavelmente haverá afastamento. Algo que vai abalar ainda mais uma nação já bastante fragilizada por 2 impeachments e uma prisão de ex-presidente. Motivos que nos envergonham perante o mundo.



Vamos aos cenários possiveis para a próxima segunda e para a virada do mês, após esta sexta-feira negra, já considerando a réplica do PR em pronunciamento e a tréplica de Moro (via twitter):


  1. Segunda-feira 27/abril: Bolsa desaba e câmbio segue em alta, exceto se neste fim de semana algo muito sólido em defesa do governo aparecer somado a boas notícias do exterior. Improvável. *

  2. Inicio de maio: Alguma recuperação nos mercados se Moro não conseguir provar crimes de responsabilidade. A poeira começa a baixar na política e, se não houver uma piora muito grande nos contágios e mortes de Covid19, teremos alívio.


Independente do que vai acontecer segunda ou nas próximas semanas, nossa recomendação segue a mesma: cautela. Ontem já tivemos novo recorde histórico do dólar comercial. Saiba mais no podcast especial. Sempre bom reforçar que no Blog do Câmbio temos sugerido insistentemente uma estratégia de proteção de capital desde início de fevereiro. Lembra destes posts -->> Acesse aqui e aqui.



Voltando ao Covid19, devemos ter alguns dias de pauta renovada. Para quem estava cansado e deprimido matérias diárias contando corpos das mais variadas formas, as manchetes vão mudar. A Guerra Moro x Bolsonaro pode botar em segundo plano o coronavírus. Prepare-se para se deprimir politicamente agora, caso já não esteja.


Quando se fala de Brasil, nada é tão ruim que não possa piorar. Achávamos que uma Pandemia histórica seria o pior cenário possível e imaginável. Não havia como piorar.... havia sim.


Ontem foi o dia mais insano na política brasileira desde... anteontem.


* [Adendo 27/04. Diferente de nossa aposta, bolsa abriu em forte alta. Ocorreu o "exceto se" que cogitamos. Motivos: 1) Guedes segue ao lado de Bolsonaro, 2) Quarentenas pelo mundo começam a ser flexibilizadas. 3) Estímulos de governos aumentaramm -- ou seja, ocorreram boas notícias aqui e no exterior. Pelo menos por enquanto. Ja o câmbio confirmou a expectativa = alta]


Gustavo Candiota

Formado em Administração de Empresas pela PUCRS

Diretor da GC Prime Câmbio Inteligente

Executivo do mercado financeiro e assessor de câmbio

Certificado AAI Ancord em 2010 e PQO Bovespa em 2012

CE Intr. Wall Street no New York Institute of Finance e Criador do Blog do Câmbio


#cambio #coronavirus #epidemia #pandemia #covid19

#sergiomoro #ministrodajustica #pedidodedemissao #bolsonaro #pronunciamento

#crisepolitica #crimederesponsabilidade #impeachment #podcast #dolarcomercial #dolarrecorde

35 visualizações

por Gustavo Candiota

PARA SUA VIAGEM:

Blog do Câmbio
Pacotes túristicos!
Seguro Viagem com a melhor assessoria!
Câmbio on-line. Cotações em tempo real!
Chip intenacional compatível com +200 países!

Patrocinam o Blog / Podcast / WebTV

Chip global mysimtrvl - Voz e Dados
Ivan Pons - Moda Masculina
A Operadora Oficial da EAA Oshkosh no Brasil
+ 55 assinantes

© 2016-2020 GC Prime Câmbio Inteligente.

SIGA-NOS

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Spotify