top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Não consigo voltar ao Brasil! O que fazer?

Atualizado: 26 de abr. de 2021

Não são poucos os relatos de pessoas que não conseguiram voltar a tempo para o Brasil, antes das quarentenas começarem pelo mundo todo devido à Pandemia do Covid-19 (Coronavírus). Temos leitores presos no México, na Australia, na Europa, entre outros. O que fazer?


Em primeiro lugar: Manter a calma. Se você não tem um compromisso inadiável por aqui, vá para um local com boa Wi-Fi, procure o contato de sua agência de viagens, ou do Portal onde o bilhete foi comprado, e respire fundo. É hora de começar a maratona da remarcação. O famoso "chá de telefone" será bebido por algumas horas. Por menos tempo se você comprou com agência!


Caso os contatos acima não tenham ajudado, entre em contato com a embaixada brasileira mais próxima. Clique aqui para acessar a lista do Itamaraty.


O Ministério das Relações Exteriroes divulgou uma lista de telefones para os quais brasileiros podem ligar em caso da necessidade de apoio para retornar ao país. "O Itamaraty permanecerá empenhado em solucionar a presente situação e continuará prestando todo apoio consular a brasileiros impedidos de retornar ao Brasil", diz o órgão, em nota.


Veja os números de contato:

Américas: +55 61 98260-0610 Europa: +55 61 98260-0787 África e Oriente Médio: +55 61 98260-0568 Ásia e Oceania:  +55 61 98260-0613


Sobre o bilhete aéreo, vamos ao procedimento menos oneroso para seu bolso, em ordem:


  1. Aguardar o final do lockdown e remarcar a passagem para daqui 1 mês, no mínimo. Procurar hospedagem barata. Longo tempo de espera. Custo menor se há possibilidade de ficar na casa de amigo ou familiar no exterior.

  2. Tentar conseguir vôo para a próxima semana, no mínimo. Médio tempo de espera. Pegar hotel de aeroporto com baixas tarifas.

  3. Solicitar vôo de urgência e escalas alternativas, quaisquer que sejam, comprando um novo bilhete. Curto tempo de espera, mas depende de avaliação das autoridades aeroportuárias. Alto custo.



Aproveitando, utilidade pública: se você voltou do exterior recentemente, recomendamos:


  1. Faça uma quarentena voluntária de no mínimo 7 dias, mesmo sem estar com qualquer sintoma do coronavírus;

  2. Se você desconfia que pode estar com o covid-19, veja o diagrama abaixo. Fonte: April Brasil Seguro Viagem.


Diferenças sintomas de Covid, gripe e alergia
Diferenças sintomas de Covid, gripe e alergia

Stay Safe! A tempestade vai passar! Boa sorte!

166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page