• Gustavo Candiota

OMS declara Pandemia. O que vai mudar na sua vida?

Atualizado: Mar 13

Nesta quarta-feira em que a OMS finalmente declarou o Coronavírus Covid-19 uma pandemia* mundial, o reflexo nas bolsas e no câmbio foi imediato. Novo Circuit Breaker no iBovespa. Queda livre na bolsa americana com pontuação que confirma o fim do "bull market" (se fechar assim). Petróleo com nova queda. Até o Bitcoin vem recuando nos últimos dias. E, claro, dólar renovando recordes históricos. Veja o comportamento do câmbio USD x BRL desde o início de 2020 no gráfico abaixo.


Enfim: RISK OFF. Lembram dos últimos alertas que fizemos no Blog do Câmbio? Em 06/fevereiro, em 24/fevereiro e na última sexta-feira, 1 dia útil antes do derretimento geral das bolsas mundiais e da explosão do câmbio. Não foi por falta de aviso, se seu desespero é com a disparada do dólar.


Ninguém sabe ao certo até onde vão as infecções e mortes da doença, o mais provável é que seja uma nova H1N1, que matou milhares, por sinal, mas que saiu das notícias em pouco tempo, virou uma nova gripe (que sempre existiu e levou a óbito muita gente), hoje ninguém lembra mais de seu surto inicial. Vejam esta tese, elaborada por um cliente nosso: À época, 2009, não havia tanto acesso à informação. Não existia Whatsapp, Facebook e Twitter estavam começando. Quase ninguém tinha redes sociais. Era mais difícil disseminar o medo. Hoje é diferente. E quanto mais ficamos preocupados, qualquer tosse pode gerar preocupação, fazendo-nos ir a um hospital sem necessidade e, aí sim, correndo risco de infecção.



É importante entender que por esse ponto de vista, o Coronavírus, sim, é mais perigoso do que os anteriores. Principalmente no sentido econômico, claro. Teremos um impacto devastador na cadeia produtiva, pois em muitos países "a música está parando". Na Itália já parou. País está em quarentena total e mesmo assim mortes aumentando. Assusta bastante quem tem acesso à informação hoje em dia. Ou seja, praticamente todo mundo. Na linha do "vai chegar na minha cidade? Na duvida vou estocar alimentos! Ou parar de gastar". Pronto, a economia começa a desaquecer numa espiral muito forte.


Especialistas tentam explicar porque na Itália a taxa de morte está em 5% e na Coreia do Sul, que controlou a doença, em 0.007%. Precisamos ficar atentos ao que é comprovadamente verdade e o que é alarde, sensacionalismo. A mídia está "em polvorosa". Há uma "infodemia" no momento. Cuidado com o que você lê ou escuta. Acredite apenas em fontes altamente confiáveis, profissionais do ramo. Ex: infectologistas.


Por fim, após discorrer um pouco sobre o assunto, vamos listar o que deve mudar na sua vida por alguns meses (e não para sempre)

  1. Viagens e eventos de grande concentração de pessoas serão adiados;

  2. Viagens internacionais ficarão bem mais caras;

  3. Você verá mais tubos de alcool gel do que nunca nos restaurantes;

  4. Você verá algumas pessoas de máscara, principalmente em aeroportos;

  5. Se você tossir, algumas pessoas vão olhar com preconceito;

  6. Companhias aéreas vão quebrar, assim como algumas agencias de viagens;

  7. Idosos farão a vacina da gripe para descartar com mais facilidade as desconfianças de infecção com coronavírus. (Recomendado para você também, qualquer idade!);

  8. Reorganize sua agenda! Seus filhos terão aulas suspensas por algumas semanas;

  9. O faturamento de sua empresa deve diminuir um pouco, exceto se você tem negócios na área da saúde; Se você é colaborador, há chance de receber um aviso para trabalhar em Home Office.

  10. Se você tem carteira de ações, prepare-se para amargar forte prejuízo;

  11. Muitos preços de produtos sofrerão elevação em supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos;

  12. Preço do combustível deve cair um pouco nas bombas;

  13. Não haverá mais Morcegos, cobras, aranhas, escorpiões e besouros para experimentar como "iguaria exótica" nas suas viagens à Ásia. Pelo menos não em restaurantes decentes. É o que temos lido. Tomara!


Esperamos que depois de mais uma epidemia originada na China, sua população faça uma reeducação alimentar. Culturas são diferentes, gostos alimentares também. Diferenças devem ser respeitadas. Mas precisa haver um bom-senso. Lembre-se: tudo começou em um pequeno "mercadinho de animais vivos" na cidade chinesa de Wuhan. Acredita-se que o "paciente zero" comeu uma COBRA.


Haja estômago!


Gustavo Candiota

Formado em Administração de Empresas pela PUCRS

Diretor da GC Prime Câmbio Inteligente

Executivo do mercado financeiro e assessor de câmbio Certificado AAI Ancord em 2010 e PQO Bovespa em 2012

CE Intr. Wall Street no New York Institute of Finance e Criador do Blog do Câmbio



#hedgecambial #proteger #riskoff #lockdown #covid19 #dolar #medo #panico #noticias #infodemic #oquemuda #homeoffice #cancelamentos #eventos #italia #china #dolarrecorde #alternativas #outrosdestinos #cambio #coronavirus #epidemia #pandemia #viruschines #especulacao #wuhan #culinariaexotica

* Definição de PANDEMIA: Termo corresponde a uma doença que afeta um grande número de pessoas em diversas regiões do globo simultaneamente. A epidemia diz respeito a uma contaminação mais restrita.

154 visualizações

por Gustavo Candiota

PARA SUA VIAGEM:

Blog do Câmbio
Pacotes túristicos!
Seguro Viagem com a melhor assessoria!
Remessas expessas. Batemos a #transferwise !
Chip intenacional compatível com +200 países!

Patrocinam o Blog / Podcast / WebTV

Chip global mysimtrvl - Voz e Dados
Ivan Pons - Moda Masculina
A Operadora Oficial da EAA Oshkosh no Brasil
+ 55 assinantes

© 2016-2020 GC Prime Câmbio Inteligente.

SIGA-NOS

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Spotify