• Gustavo Candiota

Opinião: O fundo do poço já passou!

Atualizado: Mar 19

Sim, esta é minha opinião e vou justificá-la. Convido você a ler este texto, espero que no final concorde e sua esperança de dias melhores seja renovada. Vou explicar porque estou otimista quanto à Pandemia e o tempo para a economia mundial se recuperar.


Antes de continuar, reforço que é minha opinião. Dentro de alguns meses poderemos concluir que eu estava errado. Ou certo. Hoje e mais do que nunca só falo de chances, nunca de certezas. Aliás, ninguém tem certeza de nada (nem o Imperial College of London, muito menos a OMS). Então na base do "chute" tentamos prever o que vem pela frente.


Eu acho que teremos... boas notícias.



Sim, ainda teremos notícias ruins, mais mortes, medo, tudo dentro do que nos acostumamos a ver na Televisão nos últimos 2 meses. Mas... aos poucos, percebam que alguns sinais de mudança, positivos, já começam a aparecer. E isso podemos notar de duas maneiras.


1) Pelo comportamento da grande mídia;

2) Pelo comportamento do mercado financeiro.


Grande mídia: quem acompanha diariamente o noticiário nas grandes emissoras talvez já tenha notado uma mistura de más e boas notícias. Já falam bastante sobre percentual de pacientes curados. Antes era só tragédia e só se falava em óbitos. Também percebemos muitos países e diversos estados brasileiros conseguindo reduzir a ocupação das UTIs. Antes só se falava em lotação e risco de colapso. Observe que estão mais frequentes também os comentários sobre chance de vacina. Sobre tratamentos, sobre reabertura de economias, sobre o "novo normal". Enfim, um horizonte de volta à vida.