top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Opinião: O fundo do poço já passou!

Atualizado: 19 de mar. de 2021

Sim, esta é minha opinião e vou justificá-la. Convido você a ler este texto, espero que no final concorde e sua esperança de dias melhores seja renovada. Vou explicar porque estou otimista quanto à Pandemia e o tempo para a economia mundial se recuperar.


Antes de continuar, reforço que é minha opinião. Dentro de alguns meses poderemos concluir que eu estava errado. Ou certo. Hoje e mais do que nunca só falo de chances, nunca de certezas. Aliás, ninguém tem certeza de nada (nem o Imperial College of London, muito menos a OMS). Então na base do "chute" tentamos prever o que vem pela frente.


Eu acho que teremos... boas notícias.



Sim, ainda teremos notícias ruins, mais mortes, medo, tudo dentro do que nos acostumamos a ver na Televisão nos últimos 2 meses. Mas... aos poucos, percebam que alguns sinais de mudança, positivos, já começam a aparecer. E isso podemos notar de duas maneiras.


1) Pelo comportamento da grande mídia;

2) Pelo comportamento do mercado financeiro.


Grande mídia: quem acompanha diariamente o noticiário nas grandes emissoras talvez já tenha notado uma mistura de más e boas notícias. Já falam bastante sobre percentual de pacientes curados. Antes era só tragédia e só se falava em óbitos. Também percebemos muitos países e diversos estados brasileiros conseguindo reduzir a ocupação das UTIs. Antes só se falava em lotação e risco de colapso. Observe que estão mais frequentes também os comentários sobre chance de vacina. Sobre tratamentos, sobre reabertura de economias, sobre o "novo normal". Enfim, um horizonte de volta à vida.



Já notou que assuntos gerais também estão reaparecendo? Futebol, esportes em geral. Situação do trânsito e previsão do tempo voltaram a ter espaço. A própria crise política, por mais que prejudique o país, ao tomar a pauta da imprensa já demonstra que o assunto coronavírus não traz mais a mesma audiência, ainda que continue sendo importante. Significa que as pessoas estão perdendo o interesse ou já não aguentam mais a mesma coisa. Até os jornalistas estão exaustos. É muito desgastante. Querem virar a página.


Portanto, sim, é possível acreditar que o pior já passou, que o fundo do poço ficou pra trás, e agora vou tentar comprovar isso ao explicar o item (2)...


O comportamento do mercado financeiro!

Sim, você já ouviu falar que as bolsas e o dólar são uma espécie de termômetro das economias? Os índices e indicadores dão uma idéia de o que está acontecendo, onde estamos e, se avaliado por pessoas experientes... para onde vamos. Os mercados tentam se antecipar aos acontecimentos. Se um ativo para de cair e começa a apresentar sinais de recuperação, isso pode ser um sinal de virada no mundo real, para melhor. Não é garantido, mas pode!


Então vejam como está o comportamento do índice ibovespa (Brasil) e do Dow Jones (EUA) e suas LTAs de curto prazo - linhas verdes.


Notaram que após uma queda brutal por algumas semanas é possível visualizar uma recuperação relativamente consistente em ambas as bolsas? Claro, na linha do jargão de investimentos "desce de elevador pra depois subir de escada" mas estamos, sim, subindo agora, um degrau de cada vez. Os EUA também. Com alguns recuos, mas está.


Agora veja a paridade Dólar x Euro. Muita volatilidade no ínicio da Pandemia, uma possível tendência de alta até final de abril e estabilização da paridade a partir de maio. Ou seja, o dólar interrompeu seu ciclo de valorização próprio nas últimas semanas, a volatilidade reduziu. Traduzindo: a corrida em massa por segurança (dólar) começou a desacelerar e o apetite por risco está voltando, isso independente do que acontece no Brasil e a desvalorização do Real com a crise.




E o câmbio aqui no Brasil? Quer melhor exemplo de boa notícias do que o comportamento do preço do dólar ante o real nos últimos 7 dias? Veja ao lado o flash que publicamos no instagram da GC Prime nesta sexta-feira. Foi a maior queda semanal de 2020!


Ainda falta muito para devolver os 45% de valorizaçao neste ano (e nem vai), mas já é um alívio para as perspectivas das agências de viagens, empresas com dívida em dólar e produtos importados!



Por fim o indicador mais importante, o indicador dos indicadores, "the mother of all indicators". Você tem acompanhado os pedidos de auxílio desemprego nos EUA? Dados sombrios, altíssimos e sem precedentes, certo? Sim. Mas observem abaixo que já estamos vendo uma desaceleraçao na piora (seta vermelha). Ou seja, o desemprego segue aumentando naquele país mas a cada semana em ritmo menor. Isto é bom sinal!



Especialistas dizem que o primeiro sinal de um início de horizonte de saída de uma crise é quando o desemprego começa a dar demonstrações, mesmo que muito suaves, de melhora. Como a economia americana move o mundo, o gráfico acima torna-se extremamente relevante. Pode ser o aviso de que o fundo do poço passou. Foi assim em 2008. Foi assim em outras hecatombes econômicas. Talvez seja assim nesta também.


Mais uma injeção de ânimo: enquanto escrevo este texto, foi divulgado o polêmico video da "reunião ministerial de 22 de abril" relatada por Sergio Moro à PF, na qual muitos analistas diziam ser "devastador" para o presidente da república. Não foi. Fora o fato de haver muitos termos de baixo calão as primeiras análises sustentam que Bolsonaro sai fortalecido. Consequencia? Provavel alta forte do iBovespa e mais queda do dólar na segunda-feira.


Câmbio Inteligente - Remessas em dólar, euro, libra, canadense, australiano. Entrega em 1 dia útil*!

E por fim e não menos importante, além de tudo isso, a grande maioria dos países superou o pico das infecções de Covid-19. O Brasil ainda não, é verdade, mas está próximo. Há chance de segunda onda? Pequena. E mesmo que venha, especialistas que consultamos nos adiantaram que será bem mais fraca.


Portanto, amigo leitor. Você que está vivendo seus dias mais difíceis...

  • Seus negócios estão agonizando, sem perspectivas?

  • Você perdeu seu emprego?

  • Perdeu um ente querido pela Covid-19?

  • Os boletos estão acumulando e a conta não fecha?

  • O desânimo e a incerteza estão tomando conta de seus pensamentos?


Levante-se. VAI PASSAR. Pode demorar um pouco mais do que se imagina, mas vai. Pense positivo. Desligue a TV! Leia um livro. Brinque com seu filho. Ligue para os parentes ou faça video chamadas. Saia de casa se seu município permite, mas continue evitando aglomerações. Acredite: a vida vai continuar.


Quando tudo isso ficar para trás, volte aqui neste post e deixe um comentário. Estamos na torcida por todos tanto no campo da saúde, quanto no econômico. Para motivar você neste fim de semana, finalizamos o post com uma frase:


"É durante nossos momentos mais sombrios que devemos ter foco para encontrar a luz!"


Por fim, uma previsão de curto prazo: nossa aposta para a próxima semana é positiva! Bolsa em alta, dólar em queda.



Gustavo Candiota

Formado em Administração de Empresas pela PUCRS

Diretor da GC Prime Câmbio Inteligente

Executivo do mercado financeiro e assessor de câmbio

Certificado AAI Ancord em 2010 e PQO Bovespa em 2012

CE Intr. Wall Street no New York Institute of Finance e Criador do Blog do Câmbio


243 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page