Gustavo Candiota
Os 5 principais cuidados ao viajar durante a Pandemia
Não é somente com a nossa saúde que devemos nos preocupar se queremos fazer uma viagem internacional, mesmo enquanto o Covid19 continua circulando pelo mundo. Claro, a saúde em primeiro lugar, isso ninguém questiona. Aliás, em post anterior questionamos algumas formas de combate à doença, opinando que o fechamento de fronteiras, por exemplo, não está funcionando. Leia aqui:
Pois bem, então além de usar máscara, álcool em gel e praticar o distanciamento, quais outros cuidados você deve ter ao embarcar para fora do país?

Primeiro de tudo, óbvio, verifique se o país desejado está com suas fronteiras abertas para turistas brasileiros;
Depois, mesmo sabendo que há sinal verde, pesquise como foi e como está o comportamento do respectivo governo ao longo da Pandemia. Ex: se vem praticando o "abre e fecha" de fronteiras, se demonstra convicção em suas ordens executivas, se está liberando a entrada com regras específicas e que já perduram alguns meses, ou se está mais perdido que cego em tiroteio;
Escolhido o destino, contrate uma agência de viagens de confiança para comprar um pacote turístico. Estamos vivendo um momento de crise onde muitas operadoras, companhias aéreas e portais de internet estão com problema de caixa. Portanto, cuidado com as promoções de preços abaixo do razoável; Fique atento também às políticas de cancelamento;
Contrate um bom seguro viagem com cobertura contra a covid19 (inclusive internação) e que forneça assistência personalizada em caso de acionamento. Não adianta contratar uma empresa que apenas vende a apólice, mas que se omite quando o passageiro precisa de socorro, usando o clássico: "isso é com a central de atendimento";
Calcule quais serão os custos adicionais devido ao estado de exceção de Pandemia, que estamos vivendo. ex: quanto custará o exame PCR exigido na saída ou na entrada de cada país. Estime um eventual custo com hospedagem e alimentação caso seu exame resulte em positivo (mesmo que assintomático), pois serão necessários 14 dias de quarentena, sem poder voltar ao Brasil!
Exemplo de um país que está aberto a turismo e segue confiante sobre suas regras de entrada, sem alteração há bastante tempo: México.
Exemplos de países imprevisíveis, que já fecharam e abriram para brasileiros algumas vezes: Argentina, Colômbia, Reino Unido.
Países completamente fechados para brasileiros desde o início da Pandemia: EUA, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Uruguai, e toda a Europa.
Dica: consulte este site que atualiza em tempo real o mapa mundi com os países abertos, fechados e parcialmente fechados para estrangeiros.
A vacinação já começou! Dentro de alguns meses, veremos todo o mapa verde, se Deus quiser!