• Gustavo Candiota

Preciso pagar taxa de consulado em outro país. É possível?

Últimamente temos recebido este tipo de demanda, de pessoas que precisam viajar aos Estados Unidos durante as severas restrições de entrada a Brasileiros. Já é um desafio encontrar justificativa ou rota que permita a imigração no país. Pior ainda para quem não tem visto ou está com o documento expirado.


O que fazer? Consigo emitir meu visto americano fora do Brasil?


Alguns brasileiros estão viabilizando o processo através do consulado americano no Paraguai. Pelo país vizinho descobriu-se uma maneira de encaminhar a documentação em um local relativamente próximo geográficamente (para alguns é possível ir até de carro!). Não só porque lá os EUA mantiveram seus escritórios abertos, mas também porque, residentes paraguaios e quem faz quarentena de 14 dias no país, pode embarcar rumo ao Sonho Americano. Sim, até você, turista brasileiro que está morrendo de vontade de conhecer a Disney! Yay!


O longo caminho até cruzar a fronteira para viver o Sonho Americano.

Parece ótima alternativa e menos onerosa do que ir ao México, certo? Só tem um problema. Aliás, dois:


  1. Pagar a taxa do consulado em PYG (pesos paraguaios). O Consulado aceita somente depósito na conta, da moeda local. Não pode ser em dólar americanos, não pode ser pago em cartão de crédito, paypal, pix, bitcoin, nada. E...

  2. Nenhuma corretora ou banco de câmbio brasileiro realizam pagamentos internacionais peso paraguaio em conta bancária, pelo câmbio oficial.


Portanto, só resta uma alternativa: encontrar um despachante ou amigo no Paraguai que faça pessoalmente o depósito, em pesos, na referida conta bancária, em seu nome. Alguém de confiança óbviamente, pois certamente a pessoa vai primeiro pedir para você o dinheiro para depois converter localmente em pesos e realizar a operação. Aliás, no momento em que você encontra alguém e combina, fica mais fácil, pois existem modalidades - oficiais - de transferência/conversão REAL - PESO PARAGUAIO. Exemplos: Western Union, Moneygram e até pelo Paypal.


Ou então, uma alternativa, mas que traz maior transtorno: Ir até o país para pagar e depois voltar para fazer a entrevista. Por fim, ir de novo para respeitar a quarentena, para finalmente embarcar para a America. Haja disposição!


Queriamos ter uma solução mais fácil para você, amigo leitor que chegou até aqui. Mas não há. Exceto se você puder esperar a situação da Pandemia melhorar no Brasil, de forma que a gente volte a ter acesso aos consulados americanos em nosso território. Deve demorar um pouco ainda, e quando voltar, haverá um acúmulo de entrevistas sem precedentes. O agendamento provavelmente ficará para meses depois da data do pedido.


Se você precisa tirar dúvidas mais específicas e quer contratar uma assessoria especializada, recomendamos a Sul Vistos, de Porto Alegre.


Confira também o site do consulado americano no Paraguai. Clique aqui.


Boa sorte!

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Blog do Cambio new logo.png