top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Putin destruiu o Rublo, a moeda oficial da Rússia

Atualizado: 25 de abr. de 2022

Vladimir Putin não está apenas destruindo a Ucrânia sem motivos. Mas também a própria economia russa, que apesar de frágil, parecia ter futuro até pouco tempo atrás.


Há pouco mais de 10 anos, o Rublo era considerado um “canditato” a substituir o dólar em tempos de incerteza da divisa norte-americana. Uma moeda emergente de bastante potencial.

Rublo, a moeda oficial da Rússia. Vale a pena comprar agora?
Rublo, a moeda oficial da Rússia.

A Rússia, membro dos BRICS, era considerado um país emergente, assim como o Brasil. Muito investimento privado de grandes multinacionais receberam. Uma nação com grandes chances de desenvolvimento, até pela proximidade geográfica da Europa e pela exportação em massa para os países europeus, sedentos por matéria prim.


Mas, assim como outras economias frágeis, a russa piorou com a crise da pandemia. Agora, com a Guerra insana contra os ucranianos, e as sanções historicas impostas pelo ocidente, a incerteza aumentou. O abismo está diante de Putin. E ele parece não se importar muito, pois continua atacando. Dias atrás, limitou o saque em dólar para seus cidadãos, numa medida desesperada de um país que outrora tinha a ambicao de entrar para o clube das grandes potências mundiais.

Veja o comportamento do rublo ante ao real nos últimos 5 anos:


O que vai acontecer daqui pra frente? Ninguém sabe, mas algumas previsões fizemos em um video gravado para nosso Canal do YouTube, publicado em 04/03/2022.


Recomendamos também escutar os dois últimos episódios do podcast! Acesse: gcprime.com.br/podcast



Obrigado por visitar o Blog do Câmbio.



Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page