Sim, a palavra do momento é essa: incerteza. Ninguém sabe o que vai acontecer, ou quando a crise vai passar. Enquanto isso, as pessoas se perguntam: há um bom investimento para fazer durante a tormenta? Sempre tem. Mas...
Depende do que você considera "bom investimento".
Seria uma aplicação de baixo risco? Ou alto retorno com alto risco? Pois bem, aí reside o "x" da questão. Qual o melhor risco x retorno hoje? Resposta: o menor possível, na nossa humilde opinião. Ou seja: Baixo risco, baixo retorno. Sim, pois não existe opção de Baixo risco, alto retorno. Isto acontece somente em contos de fadas ou se você caiu nos golpes de pirâmides financeiras. É o que os vigaristas prometem.
Tome muito cuidado com aplicações de renda variável durante a crise. Durante ESTA crise principalmente, pois estamos testemunhando algo sem precedentes. Você vai contar para seus futuros netos e eles não vão acreditar.
Sem mais delongas, vamos lá... Recomendamos:
1) Compra de dólar ou aplicação em fundos cambiais
OU
2) CDB pré-fixado com liquidez diária / Poupança
OU
3) Dinheiro líquido, em conta corrente, ou no cofre.
Simples assim.
Sim, "cash is king" neste momento. Já ouviu falar deste jargão americano? É a melhor dica de investimento para o mês de abril. Exceto se você gosta de viver perigosamente. Preserve seu patrimônio!
Importante: as recomendações são pensando no curto/médio prazos. Ok? Longo prazo, sim, compra de ações de empresas sólidas e de setores que devem ser menos abalados pela recessão. Consulte um especialista. Mas atenção: Por longo prazo pense num horizonte de 10 anos, ou no mínimo 5. E não 1 ou 2. Isso não é LP.
Gustavo Candiota
Formado em Administração de Empresas pela PUCRS
Diretor da GC Prime Câmbio Inteligente
Executivo do mercado financeiro e assessor de câmbio Certificado AAI Ancord em 2010 e PQO Bovespa em 2012
CE Intr. Wall Street no New York Institute of Finance e Criador do Blog do Câmbio
Comments