top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Qual seria o "preço justo" do dólar ante ao Real, hoje?

Atualizado: 3 de abr.

Este questionamento é frequente, seja por curiosidade ou para tomada de decisão. Sabemos que a oscilação do câmbio é grande, que diversos fatores interferem na formação do preço. Especulação, boatos e fatos. No Brasil e no Exterior. Tudo isso combinado com a famosa lei da oferta x demanda define a paridade USD x BRL. É assim desde a criação do Plano Real e deve continuar nas próximas gerações, mesmo com o crescimento das criptomoedas (Bitcoin e outras).


Então, qual seria hoje o preço "justo" do dólar por aqui? Como isso é calculado?


O Brasil opera no regime de câmbio flutuante, sendo o preço do dólar definido pelo mercado (e não por imposição de um governo). Na prática, no entanto, o Banco Central interfere de diversas formas, principalmente em momentos turbulentos, para reduzir a volatilidade da moeda. Como se conseguiria então definir o preço "correto", com uso da matemática e das teoricas macroeconômicas, sem especulação de mercado ou ferramentas da autarquia?


Como calcular o "preço justo" da paridade DÓLAR x REAL
Como calcular o "preço justo" da paridade DÓLAR x REAL ?

A melhor maneira seria tentar determinar esse valor através da Paridade do Poder de Compra (PCC). Com ela, a taxa de câmbio seria exatamente igual à razão entre o poder de compra das duas moedas. Mas na prática, é diferente.


Segundo Robin Brooks, economista chefe do IFF e ex-estrategista chefe de Forex do Goldman Sachs, o REAL está sub-valorizado, em comparação com outras moedas de países emergentes. Ex: Lira Turca, Rand Sul-africano, Peso Mexicano, etc. Nossa moeda sofreu muito desde o início da Pandemia, em boa parte por especulação, medo do risco fiscal e político. Recuperou um pouco de terreno em 2021, mas na "escala de undervaluation" continua uma das maiores entre todos os seus pares.





Significado? Que ainda há espaço para mais quedas. Mas vale um alerta (nosso, aqui do Blog do Câmbio). É ano de eleição presidencial. Cuidado! Não espere cair para sempre. Comprar dólar é sinônimo de proteção em tempos de crise e incerteza.


Ah, e respondendo à pergunta principal? Qual o preço justo na opinião de Mr. Brooks? R$ 4.50. Mas não há como prever SE voltará a esse patamar, e principalmente QUANDO. Tudo bem, pelo menos traz esperança para viajantes internacionais e operadores de turismo!


A Câmbio Inteligente recomenda




Obrigado por visitar o Blog do Câmbio.

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page