• Gustavo Candiota

Quando o Euro vai parar de subir?

Atualizado: há 10 horas

Não é de hoje a valorização do Euro em relação ao real. A moeda tem ganhado força há muitos anos. Em 2020, com a Pandemia, subiu também na paridade com o dólar americano. Difícil para quem mora no velho mundo e depende de remessas internacionais. Complicado também para importadores, bom para exportadores.


Dai vem a pergunta clássica: Mas até onde vai subir?


Essa dúvida é uma das mais frequentes entre nossos leitores e clientes. Alias, o post "Porque o Euro está há 1 ano em alta?" criado em Fev/2018 é um dos mais acessados do Blog até hoje. 10852 leituras e subindo. O Google as vezes traz como resposta um post antigo a uma pergunta recente. Então, agora, esta na hora de fazer um texto novo, sobre o atual momento da moeda.


Antes de responder "até onde" deve subir, queremos explicar porque subiu. Principais motivos: 1) maturidade do mercado europeu, principalmente após superado o pior da crise econômica na Grécia, que à época poderia contaminar todo o bloco. Não aconteceu. 2) Na pandemia o Euro está mais forte pois analistas acreditam que a moeda pode substituir o dólar no post de reserva de valor mundial, então mais posições na moeda europeia estão sendo feitas. Além disso, o Banco europeu está injetando mais dinheiro na economia do que o FED nos EUA.