top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Quando o Euro vai parar de subir?

Atualizado: 14 de jan. de 2022

Não é de hoje a valorização do Euro em relação ao real. A moeda tem ganhado força há muitos anos. Em 2020, com a Pandemia, subiu também na paridade com o dólar americano. Difícil para quem mora no velho mundo e depende de remessas internacionais. Complicado também para importadores, bom para exportadores.


Dai vem a pergunta clássica: Mas até onde vai subir?


Essa dúvida é uma das mais frequentes entre nossos leitores e clientes. Alias, o post "Porque o Euro está há 1 ano em alta?" criado em Fev/2018 é um dos mais acessados do Blog até hoje. 10852 leituras e subindo. O Google as vezes traz como resposta um post antigo a uma pergunta recente. Então, agora, esta na hora de fazer um texto novo, sobre o atual momento da moeda.


Antes de responder "até onde" deve subir, queremos explicar porque subiu. Principais motivos: 1) maturidade do mercado europeu, principalmente após superado o pior da crise econômica na Grécia, que à época poderia contaminar todo o bloco. Não aconteceu. 2) Na pandemia o Euro está mais forte pois analistas acreditam que a moeda pode substituir o dólar no post de reserva de valor mundial, então mais posições na moeda europeia estão sendo feitas. Além disso, o Banco europeu está injetando mais dinheiro na economia do que o FED nos EUA.




Mesmo assim, com toda essa valorização e com "motivos não faltam", nada sobe para sempre, certo? Até porque o real foi a moeda que mais derreteu no mundo. Há espaço para recuperação. Por todos estes fatores somados, no saldo temos um possível abandono de tendência, que ocorreu em início de dezembro.


Veja o gráfico abaixo. Comportamento do preço do Euro nos últimos 6 meses.


Significa que, finalmente, veremos o Euro perder força de maneira sólida e por um longo período? Sim para a primeira parte da pergunta e provavelmente não para a segunda. Uma mudança de paridade concreta exigiria muito mais fatores, combinados. Para começo de conversa, o Real ganhar muito mais força, com privatizações, reformas, investimentos externos etc. Só será possível com muito esforço deste e do próximo governo, e se o congresso ajudar. Lá no velho continente, também seria necessário muitos dados ruins para enfraquecer o Euro ou um enorme apetite por risco pós-pandemia que traria uma fuga em massa das divisas seguras, desvalorizando-as. Ou seja, somente se o campo doméstico e o internacional invertessem suas tendências por completo, mudaria o câmbio e sua tendência de longo prazo.


Observe as quedas recentes se analisadas em um gráfico de 10 anos. Abaixo estamos fazendo um "zoom out" no gráfico de 6 meses.


Pouca queda, não? Temos muitos desafios pela frente. Nós (Brasil), com a economia local e o restante do mundo para levantar do tombo histórico após o enfrentamento à Covid19. Pagaremos um preço ainda difícil de calcular por toda essa catástrofe. Só o futuro, distante, vai estimar melhor qual é a cifra.



Com tudo isso, qual seria a resposta para "Quando o Euro vai parar de subir", título do post? A resposta é, depende. Depende do seu horizonte de investimentos ou de uso da moeda. Se você estiver pensando apenas em 2020, ele já parou de subir. Caso a preocupação seja com os próximos anos, ainda está bem longe de mudar a direção.


Dica ao amigo leitor:



Obrigado por visitar o Blog do Câmbio.

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page