top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Remessa internacional de dinheiro atrasada? Entenda o que causa e como resolver.

Atualizado: 22 de dez. de 2021

Você realizou uma transferência internacional há varios dias e o valor ainda não caiu na conta destino? Seu filho está nos EUA, na Europa, na Australia, esperando desesperado o dinheiro chegar, enquanto passa fome ou está sofrendo pressão para pagar o aluguel? Saiba o que pode causar atrasos nas transações para o exterior.


Um processo desse tipo envolve diversos agentes interconectados pelo globo. O fluxo operacional precisa funcionar perfeitamente para a entrega dos valores ocorrer no sonhado D0 (mesmo dia). É o que muitas Corretoras prometem, mas a maioria não cumpre. Na maior parte dos casos, não por "culpa" delas. Apenas não deixaram claro aos novos clientes os riscos altos de dilatação de prazos. Geralmente de maneira proposital para não perder a venda para a concorrência. Mas entenda que uma remessa internacional demorar entre 2 a 3 dias úteis é algo perfeitamente normal.


o que fazer se minha remessa internacional esta atrasada
Aquela apreensão que não nos deixa dormir...

Então em quais casos o fluxo não transcorre normal e gera atraso real de processamento? Investigue se um ou mais dos motivos abaixo se enquadra no seu caso para cobrar satisfação do seu agente de câmbio:


  1. Feriados, no Brasil e/ou no exterior, que fazem "pular" D+1 cada;

  2. Cliente cair em compliance aleatorio no Banco de roteamento;

  3. Banco estrangeiro do destinatário "segurar" o dinheiro para compliance;

  4. Problema técnico na remessadora internacional (Blockchain);

  5. Atraso ou problemas na rede Swift;

  6. Dados do destinatário lançados incorretamente, o que pode gerar necessidade de "emenda de swift", com multa, e atraso adicional após correção;

  7. Conta destino bloqueada para recebimentos internacionais, o que também gera devolução após alguns dias;

  8. Corretora de câmbio com atraso na liquidação financeira, seja por desorganização, ou problema de caixa (grave).


Para os casos 1 a 7, fique tranquilo. Por mais que você seja ansioso, esteja impaciente e até preocupado com "onde está meu dinheiro", acredite: o risco de valores perdidos é remota. Entre em contato com a pessoa que fechou seu câmbio e cobre uma posição.


No entanto, para o caso 8, situação excepcional, se você desconfia que a Corretora de Câmbio que você contratou para a realização da remessa pode estar com dificuldades financeiras, e somente se a remessa está com mais de 7 dias úteis de atraso, a dica é: pesquise na internet sobre os respectivos balanços trimestrais e a evolução Patrimonial da instituição (essa informação é pública). Após achar os números da empresa envolvida, entre em contato com um economista de confiança para que o mesmo leia os números corretamente e emita uma opinião para vcê. Somente se esse profissional demonstrar preocupação, faça um registro na ouvidoria do Bacen e aguarde retorno.


Atenção: se você deseja uma opinião sobre o seu caso, envie um breve relato por whatsapp clicando aqui.


245 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page