top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Selic subiu. Será que finalmente o dólar vai cair?

Atualizado: 23 de mar. de 2021

Na última quarta-feira, 17/03/21, o Copom supreendeu analistas e elevou a taxa de juros selic em 0.75%, acima de todas as expectativas, que acreditavam em no máximo 0.50%. Foi o primeiro aumento em quase 6 anos. Esta decisão é positiva por vários motivos. Vamos a eles!


O Banco Central deu um recado forte ao mercado: está preocupado com a inflação, com a volatilidade do câmbio, com a credibilidade do país. Aumentando os juros soberanos, o país fica mais atrativo para capital estrangeiro. Com dólares voltandando, o câmbio melhora (Real ganha força)!




Em resumo, a politica monetária volta a ganhar respeito, em meio a uma era sombria em que vivemos. Com grandes preocupações sanitárias. Ainda que estejamos com a imagem fortemente manchada por sermos o novo epicentro da Pandemia, com diversas mutações do vírus, de alguma forma os players internacionais devem começar a monitorar de novo o Brasil para futuros investimentos.

Então vem a pergunta: será que FINALMENTE o dólar vai começar a cair, de verdade?


Se, e apenas se 1) a taxa selic emendar uma tendência de alta, ainda que discreta, nos próximos meses; 2) o ritmo da vacinação contra a Covid-19 acelerar com força, trazendo redução drástica nos novos casos e óbitos diários e 3) caso o governo consiga retomar a agenda de reformas... então... aí sim! Tem boas chances!


Continue na torcida. Mas lembre-se! Especular demais pode trazer frustração. Faça preço médio. Encontrar o "melhor momento" é impossível, ainda que alguns concorrentes insistam em dizer que conseguem. Isso é marketing enganoso. Cuidado!


78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page