• Gustavo Candiota

Tenho uma MEI/ME/Eireli e quero receber em dólar e euro. É possível?

Atualizado: 14 de jan.

Você, empreendedor, conquistou um primeiro cliente estrangeiro e vai realizar o sonho de receber por seus serviços em moeda forte? Parabéns! Não é pra qualquer um e, nos tempos atuais, é fundamental para preservar patrimônio. A Crise da Pandemia e a inflação prejudicaram muito o poder de compra dos brasileiros, principalmente quem possui ganhos fixos em real. Chegou a hora de entrar para um seleto grupo! Você está quase lá.


Receber em dólar ou euro é sinônimo de proteção. E de resultado! Parabéns!

Como receber pagamento em dólar e euro?
Como receber pagamento em dólar e euro?

Mas agora falta a parte prática. Como receber? Você já gerou a invoice (fatura) e enviou ao cliente, que está pronto para pagar, aguardando instruções. Mas... você não sabe como instruí-lo! O Blog do Câmbio te ajuda!


Saiba primeiro! Não é possivel ter conta corrente em moeda estrangeira no Brasil, a chamada "CCME", exceto operadoras de turismo e mais um seleto grupo de empresas, muito restrito. Pelo menos por enquanto. Com o novo marco cambial, as coisas devem mudar em breve, mas por enquanto ainda não. Portanto, atualmente, você só consegue receber pagamentos em dólar, euro, libra ou qualquer outra moeda se realizar um recebimento internacional, que nada mais é do que uma operação de câmbio entre a moeda estrangeira e o Real. Você vai no final das contas receber em real, na conta bancária brasileira da sua empresa.


Segundo! Qualquer Pessoa jurídica, seja MEI ou outras, antes de fechar câmbio para recebimento internacional precisarão passar por uma buracria de cadastro no Banco ou Corretora de Câmbio escolhida. O compliance da instituição vai solicitar alguns documentos. Entre eles: Comprovante de endereço, cópia da identidade de IRPF do(s) sócio(s), e principalmente, histórico de faturamento, carimbado pelo contador. Caso seu CNPJ seja muito novo e o seu primeiro recebimento é em moeda estrangeira, complica um pouco. Mas calma!


O que fazer? Fale com a mesa de câmbio da GC Prime. Certamente, encontrarão uma solução para o seu caso, desde que você tenha em mãos uma invoice oficial do cliente. Demais procedimentos serão explicados após a equipe analisar sua demanda e o montante a receber!



Dica ao amigo leitor:



Obrigado por visitar o Blog do Câmbio.

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente