top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Vai ao Reino Unido? Cuidado! Alto risco de rejeição de libras.

Atualizado: 3 de abr.

Atenção! Checamos com 3 fontes diferentes e está acontecendo! A aceitação de pagamentos em dinheiro na terra da Rainha está menor. Parece contraditório, pois estamos falando da própria moeda inglesa, a Libra Esterlina, a oficial, das notas em circulação mais comuns, e não de alguma antiga já descontinuada, como a deste post.


Portanto, é um fato! Há risco de você encontrar rejeição por lá quando tentar fazer compras em dinheiro. E acredite, piorou depois da pandemia. Na verdade, os estabelecimentos comerciais ingleses estão aproveitando e "botando na conta" do coronavírus. Dizem que é "para não mexer com dinheiro contaminado, que passou pelas mãos de outras pessoas". Na verdade, preferem manter uma quantidade menor de valores no local, e reduzir a zero a chance de receber notas falsas. Faz sentido, pensando pelo lado deles.


Compras em dinheiro na Inglaterra estão virando um problema para os turistas

Vivemos uma era tecnológica, com pagamentos instantâneos, cartões, money wallets, Apple pay no Celular. É muito prático e... muito seguro! Para o cliente e para a loja. A era do "dinheiro virtual" veio para ficar. Quer exemplo melhor que o PIX, aqui no Brasil? Perceberam como reduzimos drásticamente o dinheiro na carteira nos últimos 12 meses?




Um leitor nosso, que esteve em Londres recentemente, em Maio (2022), ficou impressionado: todos os londrinos pagam praticamente tudo com cartão ou celular. Teve dificuldades para pagar em dinheiro! Inclusive com as novas notas de polímero! Então não pense que, neste post, estamos falando somente das notas que perderão validade em setembro de 2022. O que o comércio quer é EVITAR CASH.


Não está sabendo que algumas notas de libra serão descontinuadas em breve e ficou ainda mais apavorado? Calma! Busque as que já estão no seu cofre ou na pochete, prontas para viajar. Caso sejam estas abaixo, pode embarcar tranquilo.


CÉDULAS NOVAS DE LIBRA ESTERLINA (POLÍMERO)

Procure comprar somente estas abaixo.

cédulas novas de libra esterlina polímero, notas de 50, 20 e 10 libras
Fotos: Cortesia de Parceiros Câmbio Inteligente. Reprodução proibida.

CÉDULAS ANTIGAS DE LIBRA ESTERLINA (PAPEL)

Evite a todo custo comprar estas abaixo.

cedula antiga de 50 libras papel

Cedula antiga de 20 libras papel
Reprodução: Google Imagens

COMO TROCAR LIBRAS ANTIGAS?


Caso já tenha comprado, você provavelmente terá dificuldade em utilizá-la para compras (mesmo antes de setembro de 2022). Não quer dizer que o dinheiro perdeu a validade, mas sim que o comercio não as aceita mais. Você precisará trocar no Banco Inglês. Mais informações sobre o procedimento de substituição de notas antigas de libra esterlina você encontra no site do oficial do Bank of England. Sim, a partir de agora, trocar libras de papel, somente no BoE ou através do serviço postal britânico. Ou seja, você precisa ir lá pessoalmente ou pedir o favor para algum amigo que esta com viagem para este destino marcada.


Enfim, o recado principal aqui é: recomendamos cuidado no planejamento de sua viagem para o Reino Unido quando chegar na hora de fazer o CÂMBIO de libras. Em breve o turista terá 2 dificuldades por lá:

  1. rejeição das notas de papel (a partir de Setembro de 2022)

  2. chance de rejeição de notas em geral, inclusive as novas, simplesmente porque as lojas e restaurantes PREFEREM pagamento eletrônico.





Sabemos que compras internacionais com cartão de crédito brasileiro sofrem alíquota de IOF de 6.38%. Fica muito mais caro! Levar espécie gera economia, mas nos dias atuais, especificamente falando de libras, pode ser interessante você fazer um meio termo.


Nossa dica seria levar metade do montante total desejado em moeda (notas de polímero) e a outra você ou gasta com seu cartão de crédito. Ou ainda, uma sugestão ideal: se você possui alguem de confiança que mora no exterior e possui conta bancária em libras, pergunte se esta pessoa não se importa em receber uma remessa internacional remetida por você. Para tanto, recomendamos a Plataforma Câmbio Inteligente (pela qual você pode comprar em espécie também - consulte regiões atendidas). Clique aqui para uma cotação. As taxas são muito melhores do que as de câmbio em papel moeda. Fora a segurança de não transportar valores.


Importante: caso você já tenha comprado todo o montante para a viagem, está próximo do embarque, e ficou preocupado com este post... não se desespere! NÃO VENDA DE VOLTA SUAS LIBRAS. Isso vai gerar muito mais prejuízo, pois a respectiva casa de câmbio vai oferecer uma taxa de recompra muito abaixo do que a oferecida para vender. O mercado é assim. É nesse "spread" que as empresas auferem seus lucros, pois correm alto risco na oscilação cambial. O que recomendamos fazer, caso lá na Inglaterra você enfrente problemas, é se deslocar até uma agência bancária e tentar trocar notas de 50 pelas de 20 libras. Vai reduzir sensívelmente a rejeição!


Um abraço e boa viagem!


A Câmbio Inteligente recomenda




Obrigado por visitar o Blog do Câmbio.

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page