• Gustavo Candiota

Visto americano: o calvário dos turistas brasileiros. Vai melhorar quando?

Atualizado: 25 de out. de 2021

Os Estados Unidos anunciaram a reabertura do país para as chamadas viagens não essenciais. Finalmente! A partir de 08 de Novembro de 2021, os turistas brasileiros 100% vacinados terão sinal verde na imigração. Mas… e pra quem ainda não tem visto, ou teve o seu visto expirado com os 18 meses de consulados fechados devido à Pandemia? Como fica?


Qual a previsão para normalização dos serviços de entrevista e emissão ou renovação do visto americano?

Previsao entrevistas consulado americano - turistas brasileiros nos EUA
Quando acaba o martírio?

A sua já foi cancelada diversas vezes e a nova data está muito distante. Certo? Então do que adianta os EUA estarem abertos, meus Deus… Desisto de qualquer viagem e volto a pensar a respeito somente em 2023?

Calma! Na entrevista exclusiva com Thiago Michaelsen, da Sul Vistos, convidado especial do nosso Podcast Câmbio Inteligente, conseguimos esclarecimentos importantes sobre o cenário atual, e o que pode melhorar a partir de 08 de Novembro.

Vamos à pergunta que não quer calar: é possível antecipar minha entrevista ou data de renovação, a partir da reabertura do consulado americano para vistos de turismo? Os americanos farão um mutirão sem precedentes para botar tudo em dia?

E quem está encaminhando o visto americano pela primeira vez, somente agora. Quais as perspectivas? É arriscado marcar qualquer viagem antes de conseguir a entrevista?


Abaixo os principais trechos da Entrevista exclusiva. Ao final, o episódio completo para quem quiser escutar na íntegra.

Gustavo Candiota: “Qual a opinião da Sul Vistos sobre o que muda no processamento de vistos a partir de 08 de novembro? Automaticamente os consulados passarão a receber solicitantes de turismo na mesma data?


Thiago Michaelsen: “Não. Por enquanto o que a Casa Branca confirmou oficialmente é a reabertura do país. A entrada de turistas vacinados no país. Até o momento ainda não há informação sobre a retomada das entrevistas para vistos não emergenciais (turismo e negócios) nos consulados. Não houve pronunciamento relacionado até o momento. Mas a expectativa é muito grande.

Candiota: “Pela lógica, a tendência é que a reabertura dos consulados para turistas ocorra simultaneamente à autorização de entrada nos EUA?


Michaelsen: “Sim, se pegarmos como base o comportamento do consulado americano quando a Casa Branca autorizou entrada de estudantes e trabalho na metade do ano, podemos alimentar essa esperança. À época, quando a entrada para esses casos foi autorizada, imediatamente as entrevistas para os quais foram retomadas e os seus vistos começaram a ser processados. Um trabalho muito bem feito.

Candiota: “você acredita que o consulado americano, após reaberto para turistas, conseguirá recuperar o tempo perdido e botar em dia os milhares de vistos pendentes, em uma verdadeira força-tarefa? Alguma exigência pode ser flexibilizada para acelerar o processamento de certos casos?”


Michaelsen: “Sim, algumas regras já foram afrouxadas. Por exemplo: antes da pandemia, uma renovação de visto (sem entrevista presencial) só era aceita se o mesmo ainda era válido ou se tinha expirado há no máximo 12 meses. Agora, há uma medida em vigor que aceita emissão sem entrevista para vistos expirados há ate 48 meses. O que é justo, pois muitos vistos acabaram vencendo por causa da Pandemia.


Para dar uma esperança: Em relação aos agendamentos, desde março de 2020, mensalmente, eles cancelavam tudo que estava marcado para o mês. Após anúncio da reabertura do país, algo já mudou. Notamos que, para novembro, somente a primeira semana teve agendamentos cancelados e algumas poucas vagas foram abertas, para quem está no inicio da fila. Isso pode ser um bom sinal. Indica que vão começar a retomar os trabalhos em breve!”

Candiota: “E para que começou a planejar uma primeira ida aos EUA agora. Não tem visto, quer iniciar o processo do zero. Qual a previsão de datas para estas pessoas? Somente 2023?”

Escute a entrevista completa clicando no botão Play abaixo! Ou no seu Spotify.



Agradecemos ao Thiago Michaelsen, pela pela entrevista exclusiva concedida ao Podcast. Para contratar a assessoria, abaixo contatos.


Sul Vistos


R. Marquês do Pombal, 1824 - Sala 201

Porto Alegre - RS

Whatsapp: (51) 98162-5531

contato@sulvistos.com.br


Site e Instagram do escritório.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente