(FAQ)

Antes de fazer sua primeira operação, leia as perguntas frequentes e alertas importantes!

P: Qual o limite de câmbio para operar na Plataforma Câmbio Inteligente?

R: Sem comprovação de origem, no chamado "câmbio eventual", você pode operar até um total de U$ 20000 (vinte mil dólares americanos), ou equivalente em outra moeda, por ano, e respeitando limite máximo de U$ 10000 por operação, exceto CAD (máx U$ 3k). U$ 20000 é o montante total por ano autorizado para remessas ou papel moeda na Plataforma. Ex: Se o cliente fechar um câmbio de 1000 dólares em papel moeda, ainda pode fechar +19000 em papel moeda OU remessa.

P: Para quais países posso enviar dinheiro pela plataforma?

R: Realizamos remessa internacional para todos os países que possuem como moeda oficial (nativa): Dólar Americano, Euro, Libra Esterlina, Dólar Canadense e Dólar Australiano. Ou seja: Para os EUA, para todos os países que fazem parte da União Européia (Tratado de Schengen), para o Canadá e para a Austrália. Também aceitamos recebimento do exterior dos mesmos países, exceto Canadá e Austrália. 

P: Quais as taxas cobradas pela plataforma, além dos impostos e do câmbio em si?

R: Nosso sistema de remessas não cobra nenhum tipo de taxa ou tarifa, mas é importante você ficar atento a custos adicionais que eventualmente o seu banco no Brasil (para envio ao exterior) ou banco estrangeiro (para recebimento do exterior) podem cobrar indiretamente, na hora de iniciar o processo. Ex: tarifa de TED/DOC ou Wire Fee para canal bancário internacional. Consulte seu banco e, se for o caso, tente negociar uma isenção.

P: Os fechamentos de câmbio realizados na plataforma são informados ao Banco Central do Brasil?

R: Sim. Todas as operações realizadas pela GC Prime, seja pelo sistema self-service ou pela mesa de operações, são boletadas pelo câmbio oficial, portanto, posteriormente efetivadas junto ao Bacen.

P: Iniciei meu cadastro na plataforma, mas não recebi o e-mail para validar e completar o preenchimento.

R: Em algumas situações esporádicas, o e-mail automático do sistema pode ser filtrado para sua caixa de spam ou, no caso do Gmail, para a aba "Promoções". Verifique. Caso não encontre a mensagem, entre em contato com nossa equipe pelo Whatsapp.

P: Após confirmar a compra, preciso enviar o comprovante de pagamento para a GC Prime?

R: Não é necessário. O robô da plataforma identifica automaticamente as TEDs na conta bancária da corretora dentro de algumas horas, posteriormente avisando o cliente por e-mail.

P: Qual o prazo para depósito do dinheiro na conta do beneficiário no exterior? (leia atentamente)

R: Os prazos se alteram conforme o horário que o remetente confirma o fechamento de câmbio, moeda desejada, país destino, bancos de roteamento envolvidos, se há feriados no Brasil ou no país recebedor, entre outras variáveis. Atualmente, fazendo uma média geral, as remessas estão sendo enviadas entre 1 e 3 dias úteis. No entanto, envios de Dólar Canadense exclusivamente, o prazo é um pouco maior, varia entre 3 e 5 dias úteis, tempo semelhante ao dos recebimentos do exterior. Esses prazos, excepcionalmente, poderão sofrer algum atraso durante a pandemia.

P: Como descubro o código ACH Routing do beneficiário no exterior (remessa USD) ?

R: Verifique ou peça para o detentor da conta nos EUA descobrir qual o código "Routing eletronic". Tome cuidado, pois geralmente as contas bancárias daquele país possuem 3 códigos Routing. Você deve inserir o eletronic.

P: Para um recebimento do exterior, quais campos do canal bancário recebido por email devo preencher?

R: O correto é preencher todos. Mas isto varia muito de banco para banco, alguns não exigem todos os campos. Tente localizar a opção de transferência que possua a numeração dos "fields" exatamente conforme consta no e-mail. Trata-se de um padrão internacional de SWIFT. Em caso de dúvidas, consulte nossa equipe ou a agência de sua conta no exterior. Lembre-se: ao solicitar um recebimento, é através de seu internet banking estrangeiro que você inicia a operação, logo após ter fechado o câmbio no Simple.

P: Após fechar meu câmbio na plataforma, quanto tempo tenho para realizar a TED/PIX em reais para a conta da Corretora? 

R: Você tem garantida a taxa por exatamente 24h corridas, exceto para operações fechadas nas sextas-feiras ou vésperas de feriado (24h úteis). Após este prazo, o sistema cancela automaticamente a remessa e informa o cliente por e-mail. Neste caso, você precisará refazer a operação com o câmbio atualizado do dia.

P: Estou pronto para fazer a transferência em reais para a Corretora. Mas estou confuso sobre os dados bancários informados no e-mail. O que devo preencher?

R: A conta bancária de nossa corretora parceira confunde alguns clientes por ser de Instituição Financeira (TED IF), e não de conta corrente padrão dos bancos comerciais tradicionais (BB, Bradesco, Itau, etc). Busque pelo banco 285 e digite na Razão Social o mesmo nome do banco. Caso você não esteja encontrando a opção TED IF em seu internet banking, entre em contato com sua agência e fale com nossa equipe pelo Whatsapp

P: Quero fazer meu cadastro na Plataforma, mas moro no exterior e não estou encontrando os campos de endereço correspondentes ao meu país para finalizar o processo. 

R: Você precisa inserir um endereço brasileiro para realizar seu cadastro. Se no momento você reside fora do país, digite o seu endereço de referência para correspondências bancárias no Brasil. Ex: casa de seus pais ou irmãos.

P: Pretendo fazer uma remessa em Euros. Já fiz meu cadastro, mas estou confuso ao preencher os campos solicitados da conta beneficiária. Só possuo o IBAN.

R: Se você está somente com o IBAN do beneficiário, faça um "Check IBAN" neste link. Vá em "Consultar um IBAN" e, após inserir o código, clique no "Confirmar IBAN". A página vai retornar todas as informações adicionais que você precisa para concluir o cadastro na plataforma.

P: Quais tipos de serviços estão disponíveis para pagamento via plataforma?

R: Entre as naturezas de serviços autorizados para transação estão os financeiros, os de consultoria de negócios e relações públicas, os de publicidade, pesquisas de mercado e de opinião e de participação em feiras e exposições e, ainda, aqueles prestados a agências de notícias. São permitidas transferências de pessoa física do Brasil para pessoa física ou jurídica do exterior, em dólar americano, dólar canadense, dólar australiano, euro e libra.

P: Estou sem limite de TED em meu banco para pagar o montante desejado. Posso fazer mais de uma transferência? E de contas diferentes?

R: Sim. Mas com algumas condições: 1) É imprescindível que ambas sejam contas em seu nome, pessoa física. Não é permitido TED/PIX de pessoa jurídica sob nenhuma hipótese. 2) A soma dos pagamentos precisa dar o valor exato em reais da remessa fechada. 3) Você só pode fechar uma remessa por dia. Não realize duas ou mais simultâneas, sob pena de cair em compliance do Banco Central ou no banco estrangeiro.

P: Quero pagar minha remessa internacional com a opção de cartão de crédito. O custo é o mesmo?

R: Não. Fique atento aos juros adicionais aplicados ao selecionar esta modalidade de pagamento. Além disso, quanto maior o número de parcelas, mais alto ficará o seu valor total a pagar. 

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* Atenção! O prazo das remessas ao exterior pode variar entre 1 e 3 dias úteis, exceto CAD que varia de 3 a 5 dias úteis (tempo semelhante ao dos recebimentos do exterior). Esses prazos, excepcionalmente, poderão sofrer algum atraso durante a pandemia.

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