Um dia histórico para o Brasil e de esperança para a economia

18/04/2016

 

Aos dezessete dias, do mês de abril, do ano de dois mil e dezesseis, a República Federativa do Brasil viveu um dia histórico. Um dia que jamais será esquecido, tanto para defensores do atual governo, quanto para opositores.

 

Ontem, às 23h08m, pouco mais de 40 minutos antes do fim da sessão, o voto do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), completou os 342 necessários para autorização do processo de impeachment de Dilma Rouseff. Um momento singular na democracia brasileira, que estará em negrito nos futuros livros de história e economia do país.

 

E porque este momento é tão importante?

 

Não se trata apenas de uma mudança política, da troca de fulano por ciclano, do partido A pro Partido B, de um presidente pelo vice. Trata-se de uma mudança de paradigma, uma reconstrução de alicerces fundamental para termos um choque de credibilidade, algo perdido pelo Brasil nos últimos anos perante o mundo. Independente de ideologias e visões diferentes sobre o que será necessário para melhorar a caótica situação que assola a república, uma coisa é fato e unânime: é necessário mudar. E já estamos mudando. Todos enxergam isso.

 

Para quem trabalha com câmbio, a mudança é constante. A palavra "câmbio" tem origem em "cambiare" do latim, ou seja, trocar. Fazemos trocas diariamente. E como este mercado de trocas é dinâmico, é sensível, está em mutação constante, nossa equipe e nossos concorrentes terão pela frente dias enloquecedores, com possível "rally" de compra de moeda, falta de moeda em fornecedores, dúvidas constantes de clientes sobre "o que vai acontecer", entre outros acontecimentos semelhantes.

 

Então, há como prever o que acontecerá com o câmbio pós instauração do processo de impeachment?


Resposta: Não.

 

Porém, se pegarmos como base as últimas semanas, onde o dólar americano depreciou-se quase 20% perante o Real em parte devido ao aumento da chance de cassação da presidente da República, existe uma possibilidade alta de esta tendência prosseguir, exceto se a cotação atual (aprox 3.50) ja estivesse precificada. Ou seja, o mercado pode já ter antecipado o cenário de aprovação na câmara dos deputados e este patamar do câmbio será mantido por algum tempo, exceto se outros fatores o afetarem, o que é bem possível.

 

O que podemos afirmar com convicção após os acontecimentos do fim de semana é: esta segunda-feira será de forte volatilidade e qualquer alteração no processo político no senado afetará muito os preços das moedas estrangeiras.

 

Para análises mais detalhadas, assessoria no mercado de câmbio e cotações em tempo real, associe-se ao GC Prime Club, o primeiro clube de vantagens de câmbio do Brasil. Saiba mais aqui.

 

Tenham todos uma boa semana e que bons ventos comecem a soprar para nosso país a partir de agora.

 

Gustavo Candiota

Diretor

 

 

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google

Ajude a manter o Blog do Câmbio gratuito. Conheça os anunciantes!

por Gustavo Candiota

Posts Em Destaque