Entenda porque o resultado das eleições municipais pode afetar o câmbio

03/10/2016

O resultado das eleições municipais no Brasil, após computados todos os votos, teve um componente de destaque: a derrota acachapante de um partido específico nas prefeituras, que até poucas semanas atrás governava o país: o PT.

 

Por que isto pode influenciar o câmbio no curto e médio prazo, e possivelmente para baixo? (desvalorização do dólar).

 

 

Para investidores, domésticos e estrangeiros, isto é mais uma mostra de que no Brasil está acontecendo uma mudança de direção ideológica: da esquerda para a direita. Um viés mais liberal está aparecendo. E isto é o que mais agrada o mercado financeiro e a maioria dos investidores. No momento em que este post foi redigido, dia seguinte às eleições, o Dólar caía -1,06% e era cotado a 3.22.


Resultado: mais dólares ficam e chegam ao Brasil, valorizando o Real.

 

Não há como afirmar que este será o comportamento - queda - da moeda norte-americana nos próximos meses, pois como informadas repetidas vezes neste blog, a oscilação do câmbio depende de inúmeros fatores combinados. O que podemos dizer é que este é mais um componente para somar aos motivos para o Dólar poder cair mais.


Vamos ficar atentos e ver se outros fatos relevantes para confirmar esta tendência vão acontecer como o ajuste fiscal do governo Temer.

 

Lembrando: algo que pode "segurar" estas possíveis quedas após o pleito eleitoral, mesmo com ajuste fiscal, é o aumento dos juros americanos, que deve vir ainda em 2016, resultando no efeito contrário de fluxo de moeda informado acima (do Brasil para os EUA).


Tenham todos uma ótima semana.

 

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

 

 

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google

Ajude a manter o Blog do Câmbio gratuito. Conheça os anunciantes!

por Gustavo Candiota

Posts Em Destaque