Preocupado com as "saidinhas de banco" ? Fique atento às "saidinhas de CÂMBIO".

29/10/2016

Já sofreu ou conhece alguém que sofreu assaltos conhecidos como "saidinha de banco" ? Pois tome também muito cuidado com as que aqui chamaremos de saidinha de câmbio. Situação semelhantes e onde você corre ainda mais riscos. Vamos explicar por quê.

 

 

Primeiro, o significado do termo mais conhecido, conforme o site Credijur:

 

"A chamada “saidinha” [de banco] é um dos crimes mais comuns contra clientes de bancos. O bandido observa a vítima sacando dinheiro nas agências ou nos caixas eletrônicos - geralmente bons valores - e a assalta depois [de sair do local]."

 

Agora, pare e pense: se já é sugerido extrema cautela ao fazer saques de alto valor na sua agência bancária, imagine quando você decide ir até um shopping para fazer câmbio em uma loja que vende dólares por balcão? Observe que a casa de câmbio em questão está totalmente protegida, com o atendente atrás de um vidro blindado, uma verdadeira cabine à prova de balas. Eles estão seguros.

 

Mas e você? Totalmente exposto! Os ladrões conseguem com muito mais facilidade observar você entregando reais e recebendo moeda estrangeira nestas lojas abertas em centros comerciais do que quando se está nos caixas, geralmente localizados - propositalmente - nos fundos da agência, justamente por segurança. E pra quem vai a uma loja de câmbio, existe a CERTEZA deles que você está carregando valores. Você só entra numa casa de câmbio de shoppings para comprar ou vender moedas, certo? Nos bancos existem muitos clientes que vão fazer outras coisas, como pagar contas com o cartão de débito, fazer teds, analisar investimentos, etc. 

 

"Ah, mas pelo menos eu estou dentro de um shopping, muito mais seguro." OK, mas lembre-se: você pode ser facilmente seguido até sair do local ou, pior, até chegar no seu carro.


Por isso, nossa recomendação é: evite as lojas de câmbio em shoppings e nos centros da cidade. Opte sempre pelas que operam dentro de condomínios corporativos, conjuntos comerciais fechados. Com estes, ninguém que está próximo da entrada do prédio vai saber onde você está indo, com o que (quanto) entrou e com o que saiu. Você chega com seu carro, coloca no estacionamento do prédio, sobe sem sair na rua, e vai embora de carro. Quase impossível alguem suspeito acompanhar seu comportamento. A segurança é total. Para ainda mais discrição, evite falar em tom muito alto com as recepcionistas do prédio. Não deixe que pessoas desconhecidas escutem você falando aonde vai e o que vai fazer. Pode chamar a atenção se você comentar em voz alta algo como: "estou indo na Casa de Câmbio X para vender uns dólares!". Perigoso, não?

 

Seja cauteloso, sempre. A criminalidade no Brasil está fora de controle, infelizmente.


Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

 

 

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google

Ajude a manter o Blog do Câmbio gratuito. Conheça os anunciantes!

por Gustavo Candiota