Os juros americanos subiram e eu não comprei meus dólares. E agora?

14/12/2016

Conforme vínhamos alertando nos últimos meses e era amplamente esperado por todos os analistas e mercados, o FED americano anunciou elevação da taxa de juros nos EUA (agora entre 0.5% e 0.75% a.a.). Imediatamente após a decisão, o dólar saiu da estabilidade (3.33) e fechou a quarta-feira em alta cotado a 3.35. E o dólar futuro sinaliza uma alta ainda maior para amanhã.

 

 

Daí agora você talvez esteja se perguntando: "quantas vezes fui alertado sobre esta alta dos juros americanos, e que isso valorizaria o dólar... e eu não fiz meu câmbio. E agora?"

 

Calma!

 

Mesmo que esta tenha sido uma previsão que praticamente todos os envolvidos no mercado financeiro acertaram, não quer dizer que todos vão acertar as consequências desta medida. Óbvio, os "profetas" tinham e têm certeza absoluta que agora as moedas vão disparar, pois, lembrando, eles sempre têm convicção de tudo, mesmo depois que erram suas apostas (quase sempre).

 

Mas só para ficar claro: não estamos aqui afirmando que o câmbio não vai subir. A chance disto ocorrer realmente é maior agora que os países emergentes devem ter uma grande quantidade de capital migrada para os EUA. PORÉM, não será tão surpreendente se no final do ano a moeda norte-americana continue dentro das mesmas faixas de preço que economistas apostavam antes da elevação (no nosso caso, 3.30). Por quê? Por um simples motivo: esta era uma medida tão esperada, tão divulgada e sinalizada, que o mercado pode já ter precificado este aumento, ou seja, os investidores ja anteciparam suas posições sabendo que era praticamente certo o aumento e agora teríamos poucas mudanças quando efetivamente aconteceu.

 

Saberemos nas próximas semanas. 

 

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

 

 

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google

Ajude a manter o Blog do Câmbio gratuito. Conheça os anunciantes!

por Gustavo Candiota

Posts Em Destaque