Cuidado! Início de ano é o momento que os profetas do câmbio mais gostam

02/01/2017

A virada de ano é ideal para traçarmos nossas metas, desejos e objetivos para os próximos 12 meses. Este momento é propício para pensarmos na vida, no que queremos para nós e para quem queremos bem. É uma época de fazemos também previsões sobre como será o ano vindouro. E neste momento... também é a época em que os "profetas de câmbio" voltam com tudo. Eles adoram dar entrevistas e escrever em suas colunas em janeiro.

 

Aqueles que no início de 2016 traziam pânico aos viajantes afirmando que o dólar iria a 5 reais. Aqueles que disseram ser a data XX/XX o "último dia bom para comprar dólar". Ou também os que compararam Trump com Lúcifer e foram categóricos ao dizer que o câmbio iria disparar no primeiro dia útil de janeiro (hoje). E vejam só... as moedas iniciaram o mês bem calmas, quase sem oscilação. Esta turma toda tem em comum duas coisas: oportunismo e falta de conhecimento.

 

 

Tomem cuidado, estimados leitores. Especulação de câmbio é comum e fazer uma previsão sobre as moedas não é crime, é necessário inclusive. Mas saibam separar: existem, sim, excelentes economistas e analistas que traçam tendências para auxiliar não apenas pessoas físicas, mas também grandes empresas. Só que estes não especulam, eles ESTUDAM. Quem especula, ou melhor, "chuta" são os falsos profetas, que afirmam uma coisa hoje e logo ali na frente outra. Dizem que neste mês o euro vai subir, mas quando cai é só dar algum motivo de porque caiu. E nisso os clientes saem prejudicados, pois tomaram uma decisão com base no seu "assessor" de câmbio, e viram alguns dias depois que não aconteceu nada do que foi dito, ou que a correria para fazer uma compra foi desnecessária. Seu tempo também vale dinheiro. E você pode ter perdido ambos se mal auxiliado.

 

Antes de tomar sua decisão sobre quando comprar uma moeda, vender ou realizar uma remessa internacional de grande valor, consulte empresas com bom histórico de análises (Track Record positivo). Não acredite em termômetros, "oscilações favoráveis" ou quando dizem que o dia da semana X é o melhor de comprar e o turno da tarde de Y é o pior pra vender. Tudo folclore ou má-fé para fazê-lo acreditar que naquela empresa existe um diferencial em relação à concorrência.

 

Comecem o ano com otimismo, mas também com ceticismo.

 

Tenham todos um excelente 2017!

 

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

 

 

 

 

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google

Ajude a manter o Blog do Câmbio gratuito. Conheça os anunciantes!

por Gustavo Candiota

Posts Em Destaque