Por que meu banco leva mais de 1 semana para fazer remessa internacional?

07/02/2017

Você precisa depositar um dinheiro na conta de seu filho, seu pai, seu amigo ou até de sua sogra no exterior. Qual a primeira idéia que vem à cabeça? "Vou pedir para o meu banco."

 

Pois bem, dependendo do banco onde você tem conta, a conveniência e a segurança da marca pode cobrar seu "preço". As vezes cobrando o preço mesmo, com câmbio elevado, e em outras de uma maneira diferente: prazo.

 

Muitas instituições financeiras, principalmente públicas como o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, realizam transferências internacionais com taxas competitivas, (as vezes até de maneira aviltante, para prejudicar a concorrência) já que com a altíssima base de clientes que possuem, acabam gerando receita pelo volume. Mas pro cliente isto é muito bom, certo?

 

Depende.

 

 

 

 

Se você tem urgência para remeter recursos para fora do país, a dor-de-cabeça pode vir e vou explicar o motivo, principalmente se a quantidade de moeda estrangeira envolvida é pequena: os bancos, para terem rentabilidade com remessas de pouca margem de lucro precisam realizar MUITAS operações (alto volume). Para tanto, eles aguardam a formação de "lotes" de requisições. Quando o número de remessas pendentes de envio ja atingiu um volume mínimo satisfatório (as vezes alguns milhões de reais), liberam todas.

 

Significa que, se você foi um dos primeiros a entrar no lote, há chance de ter que esperar vários dias, as vezes mais de 1 semana. E não pense que este é o único problema. Dependendo da equipe responsável pela mesa de câmbio, se ela ou seu gerente tiverem pouco conhecimento da legislação relacionada (comum), podem acontecer contratempos: pedidos de documentação adicional não previstos, estornos de pagamento não esperado após autorizarem sua TED, devolução de Swift, multas e outros problemas.

 

Sendo assim, recomendamos: faça sua remessa internacional com uma assessoria especializada. Vale a pena pagar alguns centavos a mais no dólar, no euro ou na libra para ter a tranquilidade de ver o depósito no exterior realizado em 1 ou no máximo 2 dias úteis. Para ter a certeza que o enquadramento da operação (natureza de operação) foi inserido corretamente. Para ter a garantia que não haverá incomodação futura com a Receita Federal, ao descobrir 2 anos depois que algum imposto relacionado não foi pago.

 

Ah! E não pense que mesmo os bancos públicos não vão cobrar taxas altas! Alguns possuem câmbio (spread de câmbio) baixo mas a taxa de contrato, fixa, é bem mais alta que das casas de câmbio. Ex: média de 100 dólares em bancos e média de 40 dólares em casas ou corretoras de câmbio.

 

Tenham todos uma ótima semana.

 

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

 

 

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google