A importância da reforma da previdência para segurar o câmbio

07/12/2017

É o assunto político do momento. Não apenas político, mas também econômico. Só se fala disso em Brasília: Reforma da Previdência. O Governo Temer corre contra o tempo para conseguir votos suficientes e marcar a sessão ainda em 2017, antes do recesso parlamentar. Mas as chances são pequenas e independente da opinião de cada um sobre perda de direitos previdenciários ou se o rombo é do tamanho que dizem ser, a necessidade de reforma é urgente.

 

 

Uma coisa é fato: sem a reforma, o ajuste fiscal ficará longe de ser executado e a economia não vai re-aquecer na velocidade necessária. Isso desanima a expectativa de investidores, principalmente estrangeiros, e o resultado: Real enfraquecido, câmbio em alta.

 

Portanto, aos que estão com viagem marcada para as próximas semanas, saibam que especular para achar o melhor momento para compra é quase uma perda de tempo. Não dê credibilidade para quem afirma com convicção qual o o dia ou hora ideal de realizar seu câmbio, pois na verdade eles não sabem. Ninguém sabe. Dizemos isto pois a cada dia novos rumores surgem, positivos e negativos e o dólar, sensível aos boatos, muda de direção. Agora um FATO: a moeda norte-americana continua em tendência de alta de médio prazo. Vinha caindo nas últimas semanas mas está próxima de definir qual a direção para 2018. Tenham em mente: um dos principais balizadores dessa direção será o assunto do título deste post! Se tudo for por água abaixo e não vier reforma alguma, há mais chance de vermos o dólar em novos patamares (altos) nos próximos meses. Caso o Governo Temer surpreenda a todos e consiga os votos necessários, aprovando as mudanças, nem que sejam apenas algumas, a credibilidade do país perante o mundo pode ser retomada e nossa moeda volta a ter alguma força.

 

O Banco Central continua estimando o dólar em 3.25 no final do ano, segundo o último relatório Focus. Mas podemos considerar que na próxima semana já haverá elevação na previsão. Enquanto escrevemos este texto as principais moedas subiam forte: quase 2% cada uma. Ainda assim, acreditamos que o dólar não fechará acima de 3.30 em 31/12. Pelo menos por enquanto.

 

Att
Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

 

 

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google

Ajude a manter o Blog do Câmbio gratuito. Conheça os anunciantes!

por Gustavo Candiota

Posts Em Destaque