TRF4 de Porto Alegre definirá os rumos do câmbio, das eleições e do País.

22/01/2018

Para os que estão com viagem ao exterior marcada ou desejando se proteger em um ativo seguro, a pergunta que não quer calar é: "Devo esperar o julgamento do ex-presidente Lula para fazer meu câmbio?" Compro dólares antes do dia 24 ou espero o resultado? O que vai acontecer se Lula for condenado e se for absolvido?

 

De forma objetiva, segue abaixo nossa opinião em cada cenário possível. São três.

 

 

1) Lula condenado (cenário mais provável):

Câmbio permanece no patamar atual (3.20), podendo recuar até os 3.10 ou voltar aos 3.30. Não haveria quedas expressivas pois o mercado já aposta neste cenário. Portanto, se a expectativa for confirmada, a moeda norte-americana já foi praticamente precificada semanas antes e até a véspera do acontecimento.

 

2) Pedido de vistas / adiamento:

Câmbio passa a ter muita volatilidade e pode voltar a subir acima dos 3.30 com facilidade no curto prazo. No médio prazo, a tranquilidade pode voltar, dependendo da expectativa para a nova sessão do TRF4 que, aí sim, julgará o Petista em 2a estância em definitivo.

 

3) Lula absolvido (cenário menos provável)

Câmbio dispara e pode voltar aos 3.50 com facilidade, em poucos dias. Mercado terá suas expectativas totalmente frustradas e haverá uma corrida desesperada pelo dólar (rally). Posteriormente, de acordo com os primeiros discursos do, aí sim, candidato oficial à presidência 2018 pelo PT, não seria exagero dizer que em poucos meses podemos voltar a ver a divisa norte-americana novamente próxima dos 4 reais.

 

Reforçamos que as previsões acima são a opinião de nossa equipe, que resolvemos transformar em um post no Blog após múltiplas consultas. Não necessariamente ocorrerá o sugerido em cada situação acima. A tendência do câmbio depende de diversos fatores somados, portanto é importante ficar claro que estamos falando de CHANCES, não de certezas.

 

Para quem quer se proteger das - possíveis - fortes oscilações desta semana, uma sugestão: compre a metade do montante de moeda necessário para sua viagem até 23/01 e a outra metade depois. Assim você fará um preço médio (hedge cambial), independente do que acontecer.

 

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

 

 

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google

Ajude a manter o Blog do Câmbio gratuito. Conheça os anunciantes!