Perdi meu passaporte no exterior. O que preciso fazer?

19/03/2018

Sua viagem estava indo muito bem, mas de repente você percebe: o único item entre todos de sua mala que não pode ser perdido, foi perdido: o passaporte. E agora? O que fazer? Calma! Respire fundo, revise uma última vez a sua mala, doleira, bolsos, mochila, locais por onde passou no dia e todo o quarto do hotel, até nos cantos mais inusitados.

 

Nada? Paciência. Então vamos aos procedimentos. Leia atentamente abaixo da foto.

 

 

  1. Em primeiro lugar, dirija-se imediatamente a uma delegacia de polícia local e registre o boletim de ocorrência; 

  2. Acesse o site do Itamaraty. Leia com atenção as informações e instruções antes de prosseguir. preencha o formulário on-line de solicitação de passaporte e imprima;

  3. Verifique se a cidade onde você está possui embaixada ou consulado brasileiro. Caso possua ambos, dê preferência para o consulado e vá até ele, com os itens dos dois passos acima em mãos (B.O. da polícia e formulário do Itamaraty);

  4. Pague a taxa e aguarde prazo para receber o novo documento;

  5. Se antes de viajar você adquiriu um seguro viagem, verifique com a assistência se nas coberturas existe reembolso para as taxas de passaporte e multas dos vôos que provavelmente precisarão ser remarcados. Ligue para a central da seguradora assim que finalizar o passo 4.

 

Atenção! Importante: 

  • A taxa de emissão de passaporte brasileiro no exterior é o dobro da emitida no Brasil.

  • O prazo para emissão varia de 5 a 10 dias. Se seu próximo vôo for antes disso e para outro país do roteiro da sua viagem, será necessário fazer uma remarcação. 

  • Seu novo documento virá zerado, ou seja, todos os vistos consulares que haviam no passaporte perdido/roubado se perdem. 

  • Se a necessidade for por voltar ao Brasil apenas, o setor consultar pode emitir gratuitamente uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB). Reforçamos a necessidade de leitura do que consta no site do Itamaraty.

  • Em caso de emergências em que você não conseguiu acionar o consulado brasileiro no país, entre em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) do Ministério das Relações Exteriores (MRE - Itamaraty) pelos telefones: +55 61 8197-2284 / +55 61 2030-6456 ou pelo email: dac@itamaraty.gov.br e solicite instruções.


Boa sorte!

 

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

 

 

 

 

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google

Ajude a manter o Blog do Câmbio gratuito. Conheça os anunciantes!