Oportunismo no mercado de câmbio. Isso precisa acabar.

11/04/2018

Senhoras e senhores, eles estão de volta! Sim, eles mesmos! Aquelas criaturas que por diversas vezes no passado já identificamos existir por aí e deixamos o alerta. Entidades "superiores" que, de tempos em tempos, ressurgem prepotentes comemorando acertos na direção do câmbio prevista. Não vibram apenas com seus acertos, mas também por acreditarem que possuem uma suposta habilidade única, que nenhum outro concorrente detém: o poder de antecipar tendências das moedas estrangeiras e, assim, achar o tão sonhado "melhor momento de compra" para seus sortudos clientes.

 

Isso tem que ter fim. 

 

 

Nós do Blog do Câmbio já conseguimos perceber com grande recorrência esse marketing enganoso Brasil afora. Por que enganoso? Porque essas empresas NÃO possuem o dito diferencial. Pelo contrário, são especialistas em "chutes". Basicamente especulação. E nada muito além. Se existe algum estudo para desferir esses chutes? É possível, um pouco. Mas isso não dá às pessoas o direito a fazer falsas promessas e falsas afirmações, iludindo viajantes que estão fazendo o melhor negócio sempre. Ou então, uma dica ÚTIL: Se este é o grande desejo da empresa - ter o diferencial de indicar compras ou vendas a seus clientes de qualquer ativo - que estudem e credenciem-se como Analista de Investimentos Pleno (CNPI-P), certificação obrigatória pela CVM para autorizar recomendações relacionadas. Qualquer pessoa fora deste seleto grupo está trabalhando ilegalmente e botando em risco seus clientes e a si mesmo, sob pena de multas pesadas pela autarquia.

 

No mundo do faz-de-conta, é muito fácil comemorar seus "acertos de mão" e alardear na internet seus feitos pontuais, até aproveitando para ironizar concorrentes acusando-os de fazer o que, pasmem, eles próprios fazem: superstição. Por que é fácil passar esta imagem de especialistas? Simples: quando acertam, fazem propaganda, quando erram, nada comentam. Se o amigo leitor observar bem as redes sociais e websites, na verdade estas empresas possuem conteúdo vazio, vago ou até plágio de blogs e postagens de seus concorrentes. Você vai inclusive achar "chutes" que deram errado. Bem fácil perceber, é só voltar na linha do tempo ou no seu histórico de conversa e comparar com o gráfico da moeda.

 

Quer conselhos sobre o cenário do câmbio e o que PODE (talvez) acontecer no curto, médio e longo prazo? Consulte quem fala sobre estimativas, nunca de certezas. Quem avalia o momento, sugere possibilidades e depois explica se a aposta aconteceu ou surpreendeu seus analistas. Dê credibilidade a quem trabalha com serenidade, sem comemoração misturada com soberba. 

 

Um verdadeiro especialista na nossa opinião: José Faria Júnior, diretor de câmbio da Wagner Investimentos. Profissional que demonstra vasto conhecimento em suas análises, não apenas técnicas (gráficos), mas também sobre cenários micro e macro econômicos para traçar hipóteses possíveis, principalmente para o dólar. Todas as entrevistas que já vimos dele mostram seu diferencial e sua humildade. O Brasil precisa de mais executivos assim.

 

Fique alerta! Busque informações sobre as pessoas envolvidas, pesquise de maneira aprofundada as diferenças entre as empresas do setor. Se deseja aceitar as dicas/especulações da mesma, procure antes perguntá-los sobre como está seu track record. Eles não sabem o que significa este termo? Então não são os especialistas que dizem ser.

 

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

 

 

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google

Ajude a manter o Blog do Câmbio gratuito. Conheça os anunciantes!

por Gustavo Candiota