Lula está preso e o dólar não caiu. E agora?

19/04/2018

Praticamente todos os brasileiros com necessidade de câmbio estavam elaborando suas estratégias de compra ou de venda considerando a prisão ou não do ex-presidente Lula como "divisor de águas". Certo? E você? Não se preocupe, nós também. Viajantes com embarque marcado tinham expectativa e dúvida se esperavam ou não. Os que já haviam voltado e desejavam vender sobra de moeda igualmente. Empresas importadoras e exportadoras também. Enfim, era pra ser um dos maiores eventos balisadores para definição de tendência de mercado da história recente.

 

Mas aconteceu o contrário. Lula FOI preso e o câmbio não caiu. Subiu. Pelo menos por enquanto. Por quê?

 

 

Na nossa opinião, depois desta expectativa frustrada por todos (sim, por todos, inclusive pelos "oportunistas / especialistas", que só não admitem), tudo é possível. Pelo que estudamos nos últimos dias, além do caos político que toma conta do Brasil atualmente, deixando investidores domésticos e internacionais cautelosos já que muitos recursos e manobras ainda devem ser feitos para haver possibilidade do petista concorrer à presidência em Outubro, existem vários outros fatores externos pressionando o câmbio. Inclusive conflitos internacionais.

 

Quando o clima é de tensão, os mercados se protegem em dólar. Aumentando a demanda pela divisa, o preço sobe. Não só perante o Real, mas perante o mundo todo. Ainda assim, temos esperança de ver o Real reagindo em breve, por alguns motivos:

 

  • Expectativa do PIB brasileiro melhorando;

  • Commodities em alta;

  • Chance de Lula concorrer à presidência diminui a cada semana;

  • Relatório Focus do Banco Central manteve a expectativa para 3.30 no final de dezembro;

  • Aceitação da comunidade internacional sobre o recente ataque aliado na síria;

  • Guerra comercial entre China e EUA parece ir na direção do diálogo;

  • EUA retirou o protecionismo do alumínio e do Aço para importações do Brasil.

 

"Mas... Blog do Câmbio... em qual mês de 2018 esta reversão no câmbio pode acontecer? "

 

Não sabemos. Mas acreditamos que pode acontecer em breve, pois se pensarmos pelo menos na situação brasileira, econômica e política, é possível afirmar que o pior da crise já passou. A expectativa dos empresários está melhorando. Falta apenas o índice de desemprego começar a recuar. Este é o principal termômetro para indicar se uma economia está voltando a crescer, ainda que com bastante volatilidade já que vivemos num país de estrutura frágil.

 

Aproveitamos o post para reforçar nosso alerta sobre oportunismo no mercado de câmbio. Seja cuidadoso ao escolher uma assessoria para decidir o momento de compra ou de venda de suas moedas. Leia o texto publicado em 11/04/18.

 

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

 

 

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google

Ajude a manter o Blog do Câmbio gratuito. Conheça os anunciantes!