Top 5 dicas de segurança para viajar com moeda em espécie

18/07/2018

Desde que o governo brasileiro elevou a alíquota do cartão pré-pago (VTM) de 0.38% para 6.38%, "voltamos no tempo", como alguns passageiros dizem. Já que a diferença de IOF ficou grande, mais de 90% das pessoas preferiu voltar a fazer câmbio de papel moeda em detrimento da facilidade e segurança do Travel Money. Uma pena, mas é a realidade desde final de 2013.

 

Ainda que agora a diferença de imposto esteja menor, já que o governo novamente resolveu arrecadar e elevou a alíquota de espécie de 0.38% para 1.10% em maio de 2016, ainda assim é muito mais econômico. 

 

Portanto, já que temos que aceitar a vida como ela é ou como está no momento, este post é para tentar ajudar os brasileiros a carregar dinheiro com segurança em suas viagens. Pois com moeda é assim: perdeu ou foi roubado, não tem choro. O dinheiro se foi.

 

 

 

Dica 1: Divida seu dinheiro entre a família e amigos

 

Recomendação mais simples e óbvia de todas. Cada um carrega uma parte. Por favor não faça que nem os personagens do filme Eurotrip (DreamWorks, 2004), que deixavam todo o dinheiro e passaportes sob responsabilidade de um deles até que... bom, assista que vale a pena!

 

 

Dica 2: Compre uma doleira interna (on-body storage)

 

Utilize aquelas bolsas estilo pochete, mas mais finas e que podem ser colocadas dentro da calça. Há menor chance de seu dinheiro ser levado por ladrões em um assalto. Eles vão focar na sua carteira ou mochila, dificilmente pedirão para o viajante baixar as calças.

 

 

Dica 3: Para pequenas contas, use um cartão

 

Nada chama mais a atenção de bandidos do que um turista que, na hora de pagar a conta do restaurante, tira um um enorme maço de dinheiro do bolso e começa a contar cédulas de 100 na frente do garçom. Evite este comportamento. Se for uma despesa pequena e o ambiente não for tão seguro (ex: balcão de pizza ou comprar um cachorro-quente na rua), pergunte se cartão é aceito ou tenha em seu bolso alguns trocados. Facilita sua vida e dificulta a dos criminosos.

 

 

Dica 4: Tenha uma carteira "falsa" (dummy wallet)

 

Já dizia meu pai que sempre temos que carregar o "dinheiro do ladrão", na hipóteses de sermos assaltados. Como assim? Ter dinheiro pronto e disponível para entregar a quem não merece? SIM! Explico: ter alguns dólares numa carteira qualquer, em seu bolso principal, faz você atender mais rápido aos anseios de um assaltante. Ou seja, no momento em que você entrega o principal objeto que está sendo almejado por eles (a carteira), teoricamente a missão do criminoso estará cumprida, mesmo que ali tenha pouco dinheiro. Já se você enfiou todo os seus milhões em sua doleira (dica 2) e não possui uma carteira de fachada, se o desagradável anúncio ocorre, o ladrão não vai descansar até que alguma coisa seja entregue... assim há mais chance de você ser revistado e... quando ele achar a doleira, levarrá TUDO. Se você tem uma dummy wallet com uns 50 dólares que seja, a entrega é feita na hora e ambas as partes sairão "felizes". Melhor perder 50 do que 3000, certo?

 

 

Dica 5: Bolsos escondidos em roupas (hidden pockets)

 

É uma excelente opção se sua jaqueta tem bolsos secretos. Desde que, claro, a própria jaqueta não seja muito valiosa a ponto de o bandido desejá-la também. Compre um casaco barato com este tipo de facilidade e viaje tranquilo. Aqui também é valida a dica 4! Não guarde 100% do dinheiro nos locais secretos, coloque alguns trocados em bolsos convencionais. Você sabia que existem opções de "hidden pockets" em diversas roupas diferentes? veja:

  • Mantas femininas;

  • Cintos masculinos;

  • Meias;

  • Ternos e sapatos;

  • E muitos outros. Pesquise!

 

É isso aí amigos leitores! Considerem estas recomendações e compartilhem com os amigos! Enquanto a União não resolver ter um "ataque de Madre Teresa de Calcutá" e reduzir o IOF de cartão pré-pago aos patamares antigos, temos que enfrentar a realidade. Quem sabe um dia muda? Dia de são nunca, talvez!

 

Tenha uma boa e segura viagem! 

 

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

 

 

 

 

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google

Ajude a manter o Blog do Câmbio gratuito. Conheça os anunciantes!