Dólar disparou com prisão de Michel Temer. Entenda.

21/03/2019

Parece coisa de Brasil. E é. Uma notícia que traz esperança de dias melhores para a nação, com mais um político corrupto indo para a cadeia, independente do partido. Um alento para tantos desmandos e mau uso de dinheiro público que já vimos nas últimas 2 décadas. Seria motivo de comemoração em todas as esferas públicas e privadas. Certo?


Mas no mercado financeiro não foi e o dólar subiu forte, imediatamente após o anúncio da prisão de Temer. Veja no gráfico intraday (21/03/2019 - 14:20h):

 

 

 

Por quê a disparada?

 

A resposta é simples: investidores começam a temer (do verbo, não do nome do político) ainda mais dificuldades para aprovar a Reforma da Previdência e, sem ela, o Brasil deixa de ser economicamente viável e deixa de ser atrativo para o capital internacional. O reflexo no longo prazo é um câmbio em patamares ainda mais altos. No curtíssimo prazo também, mas de forma especulativa. É o que está acontecendo agora.

 

"Mas Blog do Câmbio, como assim? Qual a ligação?". Lembram qual é o partido do ex-presidente? MDB. E apesar de enfraquecidos no congresso após as últimas eleições, com menos deputados e senadores, seus componentes ainda possuem uma certa representatividade. Podem ser decisivos na aprovação desta que é a Reforma crucial para o futuro do país. São 34 votos na câmara. Parece pouco, mas podem ser decisivos num embate que será muito apertado.

 

 

E agora, com a prisão de um de seus maiores líderes, os políticos da sigla podem tentar revidar, dificultando o andamento das pautas, priorizando outras coisas, interrompendo a ordem lógica dos processos. Até por MEDO de serem os próximos. Ou seja, tudo pode acontecer. A incerteza aumenta mais uma vez na terra da incerteza, e os players internacionais detestam isso, pois aumenta o risco.

 

Apesar de tudo, como falamos, a notícia é positiva. Estamos vivendo uma nova era, e dias melhores virão para nossos filhos e netos.

 

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

 

 

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google

Ajude a manter o Blog do Câmbio gratuito. Conheça os anunciantes!

por Gustavo Candiota

Posts Em Destaque