Call de Mercado - 30 de Agosto

30/08/2019

Agosto chega ao fim e o destaque vai para o dólar: fora o dia de hoje, a divisa já sobe mais de 9%.

 

Fora o peso argentino, nossa moeda é a segunda que mais perdeu valor frente ao dólar até o momento. E olhem que esta oscilação só não foi maior porque o Bacen, além dos leilões previamente anunciados (de rolagem com spot), realizou na terça-feira um leilão surpresa no spot, vendendo reservas. Isso pegou os participantes de surpresa e acalmou um pouco a procura por dólares.

 

 

 

Já para o Ibovespa, o saldo do mês de agosto não é tão ruim: queda de 1,26% no acumulado.

 

Ontem a moeda pouco oscilou, fechando com uma leve alta de 0,30% (na faixa do R$ 4,17). Pela manhã viu-se um pouco de volatilidade, mas devemos considerar que estamos em final de mês e este movimento foi influenciado pela briga entre comprados e vendidos para a formação da PTAX do deste final de mês.

 

Um dado que animou o mercado foi a surpresa com o número do PIB (+0,4% no 2T). Este dado veio acima das expectativas e ajudou a tranquilizar um pouco os agentes.

 

No cenário externo, a disputa comercial entre China e Estados Unidos está um pouco mais branda, tanto é que neste momento impera um bom humor nas praças internacionais. As bolsas europeias sobem  (oscilações na faixa dos 0,5% à 1%) e os futuros de NY apontam para uma abertura em alta no mercado acionário americano. Na Ásia, as principais bolsas também fecharam em alta (exceção à Xangai e Hong Kong, que caíram marginalmente).

 

Na agenda do dia teremos a divulgação dos dados de desemprego (PNAD) e o resultado das contas públicas de julho (Bacen). Nos EUA teremos o índice de sentimento do consumidor e dos preços de gastos com consumo (PCE). Na China, já ao final da sessão de hoje sairá um importante indicador, o PMI industrial e de serviços (índice de gerentes de compras).

 

No mercado de moedas, o dia é de desvalorização do dólar (vejam a tabela bem acima, na coluna ‘diário’). Fora o final de mês (formação da PTAX), a tendência é de queda também por aqui. A agenda está tranquila.

 

Desejamos a Todos um Ótimo Final de Semana.

 

Ney Martini

 

 

Formado em Adm. de Empresas pela UFRGS

35 anos de experiência em mercado Forex

Mais de 10 anos de atuação no Citibank como Treasury Trader

e outras passagens por grandes bancos e corretoras, responsável

pelas operações de câmbio e derivativos

 

 

 

 

 

 

Aviso: este texto foi integralmente transcrito de boletim interno para o Blog do Câmbio mediante autorização formal do Autor e do compliance da instituição onde o mesmo atualmente trabalha. A reprodução, total ou parcial, em outras páginas é terminantemente proibida.

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google

Ajude a manter o Blog do Câmbio gratuito. Conheça os anunciantes!

por Gustavo Candiota

Posts Em Destaque