Call de Mercado - 5 de setembro

05/09/2019

Bom Dia,

 

Ontem abrimos nosso Call dizendo: “Hoje é dia de recuperação dos ativos mundo afora”. E vamos abrir nosso Call de hoje com esta mesma frase hoje: Hoje é dia de recuperação dos ativos mundo afora. Poderíamos até dizer: e continua a recuperação...

 

O bom humor vem do mesmo lugar, Ásia. Mas o motivo é diferente: ontem foi o PMI chinês e o arrefecimento das tensões políticas em Hong Kong; hoje os ativos sobem em função de que autoridades chinesas e norte-americanas se encontrarão em Washington em outubro para uma nova rodada de negociações comerciais.

 

Mesmo com esta aparente melhora no “mood” internacional, devemos manter a cautela pois ainda não há uma tendência definida. As questões macro ainda não foram resolvidas (guerra comercial, recessão global, dívida dos emergentes,...), e podemos estar tendo apenas vivendo um alívio de curto prazo.

 

 

 

Se lá fora estamos vivendo uma espécie de lua-de-mel, por aqui a reforma da Previdência no Senado também tem ajudado. Ontem a CCJ aprovou o texto após as modificações do senador Tasso Jereissati, e a economia final do pacote deve ficar próxima à R$ 870 milhões. Agora a proposta vai ao plenário e precisa de 49 votos de um total de 81 senadores. A intenção é votá-la já na próxima semana.

 

O dólar fechou nesta quarta à R$ 4,105 e a queda no dia foi de quase 2%, e o Ibovespa subiu firme para fechar em 101.201 pontos.

 

Na agenda, hoje devemos ficar de olho no ADP (criação de vagas no setor privado dos EUA. Sai às 9h15), que é uma bela prévia do Payroll que sairá amanhã. Também teremos os pedidos de auxílio-desemprego (9h30), o PMI (índice de gerentes de compra, 11hr) e o ISM (índice de atividade, 11hr). Enfim, tem bastante coisa importante. Por aqui não sairá nenhum dado relevante.

 

E já que é dia de recuperação dos ativos mundo afora, as bolsas europeias operam em alta, os futuros de NY apontam na mesma direção, e as bolsas asiáticas já fecharam em alta. Destaque para o índice Nikkei (Japão), que subiu 2,12%.

 

Neste momento, as moedas pares do real (EM) continuam valorizando-se frente ao dólar (à exceção da lira turca), mas de maneira menos intensa que ontem.

 

Tenham Todos uma Ótima Quinta-feira!

 

 

 

Ney Martini

 

Formado em Adm. de Empresas pela UFRGS

35 anos de experiência em mercado Forex

Mais de 10 anos de atuação no Citibank como Treasury Trader

e outras passagens por grandes bancos e corretoras, responsável

pelas operações de câmbio e derivativos

 

 

 

 

 

Aviso: este texto foi integralmente transcrito de boletim interno para o Blog do Câmbio mediante autorização formal do Autor e do compliance da instituição onde o mesmo atualmente trabalha. A reprodução, total ou parcial, em outras páginas é terminantemente proibida.

 

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google

Ajude a manter o Blog do Câmbio gratuito. Conheça os anunciantes!

por Gustavo Candiota

Posts Em Destaque