Call de Mercado - 6 de Setembro

06/09/2019

Bom Dia,

 

Hoje é dia de Payroll (relatório de emprego dos EUA), um dos indicadores mais utilizados pelos membros do FED para a tomada de decisão quanto a taxas de juros por lá. O número sai às 9h30 (horário daqui) e espera-se a criação de 150 mil postos de trabalho.

 

À espera deste número, os mercados operam neste momento sem direção única e sem muita tração. As oscilações são mínimas nas bolsas europeias mas as asiáticas fecharam em alta, ainda refletindo o bom humor quanto ao retorno das conversas entre chineses e americanos. Mas um outra boa notícia vinda de lá foi o anúncio de que o BC Chinês anunciou um corte de compulsório de 0,5 ponto percentual no compulsório bancário. Isto liberará cerca de USD 126 bilhões para novos empréstimos (menos dinheiro fica retido >> mais empréstimo >> mais giro  >> mais investimento >> mais consumo).

 

Falando um pouco das reuniões do Fed, a próxima será dia 18 de setembro e os contratos futuros de Fed funds, apurados pelo CME Group, apontam uma probabilidade de 96% de um novo corte de 25 pontos percentuais na taxa de juros norte-americanas.

 

 

 

Ontem o dólar chegou a operar na faixa dos R$ 4,07, mas sua trajetória foi de alta ao longo do dia e encerrou à R$ 4,109, uma leve alta de 0,1%. O que esteve por trás deste movimento foram os dados divulgados nos EUA (ADP e ISM), que vieram acima do esperado e que pode levar a uma inversão da expectativa acima (ou seja, a um não rebaixamento dos juros por lá).

 

No mercado de moedas EM, o dia ainda é de queda do dólar, à exceção da lira turca, que perde valor. Segue o clima pra tomada de risco, à espera de um Payroll mais fraco. Por sinal, o ouro, um importante porto-seguro, opera nas mínimas das últimas duas semanas (USD 1.511/onça troy).

 

Na agenda, fora o Payroll, por aqui sairá o IPCA de agosto, outro importante índice que nos dará dicas sobre as novas movimentações da taxa de juros no Brasil. A expectativa é de um número entre 0,07% e 0,24%. Lá fora também devemos acompanhar o discurso de Jerome Powell na Universidade de Zurique (Suíça).

 

Desejamos a Todos uma Ótima Sexta-feira e um Excelente Final de Semana!

 

 

Ney Martini

 

Formado em Adm. de Empresas pela UFRGS

35 anos de experiência em mercado Forex

Mais de 10 anos de atuação no Citibank como Treasury Trader

e outras passagens por grandes bancos e corretoras, responsável

pelas operações de câmbio e derivativos

 

 

 

 

 

Aviso: este texto foi integralmente transcrito de boletim interno para o Blog do Câmbio mediante autorização formal do Autor e do compliance da instituição onde o mesmo atualmente trabalha. A reprodução, total ou parcial, em outras páginas é terminantemente proibida.

 

 

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google

Ajude a manter o Blog do Câmbio gratuito. Conheça os anunciantes!

por Gustavo Candiota

Posts Em Destaque