Call de Mercado - 12 de Novembro

12/11/2019

Bom Dia,

 

Em dia de feriado americano (e de menor liquidez, portanto), o dólar ontem teve sua maior queda das últimas duas semanas: fechou à R$ 4,143 (-0,60%). Devolveu, assim, parte da alta da semana passada (+4,3%), e o principal motivo alegado foi: realização de lucro.

 

Em relatório a clientes ontem, o banco suíço UBS afirmou: “o Brasil é uma das economias mais fechadas do mundo, o que deve ajudar a economia a seguir resiliente durante uma desaceleração econômica global”. E recomenda a compra do real, argumentando que o “ciclo de afrouxamento monetário no país está bem precificado, enquanto o de outros países ainda não está contabilizado”.

 

Outro documento, da Guide Investimentos, fala do clima interno: “A soltura do ex-presidente Lula tornou a questão da prisão após segunda instância a prioridade número um do Congresso. A aprovação das várias reformas estruturais propostas pelo ministro Paulo Guedes (tributária, administrativa, etc.), deve ficar em segundo plano. O cronograma otimista, que visava a aprovação antes que as eleições municipais consumam a política, tornou-se ainda mais improvável”.

 

 

Lá fora continua a desconfiança a respeito do acordo comercial entre as duas maiores economias do planeta. Segundo Trump, “a etapa pode não ser tão produtiva quanto os investidores esperam”, e acrescentou que “as negociações têm sido mais lentas do que eu gostaria”. Por outro lado, novas declarações dando conta que as “negociações comerciais estavam indo muito bem”, mantêm os mercados atentos . As bolsas asiáticas fecharam em sua maioria em alta, as europeias operam pra cima (extensão de isenção das tarifas dos EUA sobre os automóveis e índice Zew na Alemanha melhor do que o esperado) e os futuros de NY também apontam na mesma direção.

 

Hoje nosso destaque na agenda vai para a política: é o dia da promulgação da reforma da Previdência (10h), a Câmara continuará suas discussões da PEC da prisão em segunda instância (bola que o STF passou), e o presidente Jair Bolsonaro deve anunciar sua saída do PSL (16h). Nos EUA poderemos acompanhar alguns discursos de membros do Fed (e a sinalização da nova taxa de juros por lá).

 

Na volta do feriado, o dólar opera de lado frente às moedas EM, sem direção única. Conforme a mídia, é um dia de “Otimismo Cauteloso”.

 

Tenham Todos uma Ótima Terça-feira!

 

 

Ney Martini

 

Formado em Adm. de Empresas pela UFRGS

35 anos de experiência em mercado Forex

Mais de 10 anos de atuação no Citibank como Treasury Trader

e outras passagens por grandes bancos e corretoras, responsável

pelas operações de câmbio e derivativos

 

 

 

 

 

Aviso: este texto foi integralmente transcrito de boletim interno para o Blog do Câmbio mediante autorização formal do Autor. A reprodução, total ou parcial, em outras páginas é terminantemente proibida.

Please reload

C O M P A R T I L H E !
VOCÊ GOSTOU DESTE POST ?
BLOG DO CÂMBIO RECOMENDA
Cobertura Global!
car rental_edited.png
booking_edited.png

Vai pegar a estrada? Alugue seu carro no portal Rentcars! Compare os preços em mais de 100 locadoras!

A melhor assistência no exterior!
Assine a Newsletter

Receba os principais posts do Blog em seu e-mail!

Anúncios Google

Ajude a manter o Blog do Câmbio gratuito. Conheça os anunciantes!

por Gustavo Candiota

Posts Em Destaque