top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

15 dicas para sobreviver aos gastos de fim de ano. E iniciar bem o próximo.

Atualizado: 29 de jan. de 2020

Confraternizações quase todos os dias. Festa da empresa. Amigo secreto entre colegas, da família, da turma do colégio, da turma do exército, do pilates. Churrasco de fim de ano do pessoal do futebol, do tênis, da bocha, da pescaria. Viagens e deslocamento entre cidades, entre estados, entre países. Presentes de Natal, aniversariantes de dezembro. E logo ali na frente, em janeiro... IPVA, IPTU, IPtudo. Como proteger seu orçamento do completo caos financeiro nas próximas semanas?


Blog do Câmbio te ajuda! Vamos às dicas para você sobreviver a esse período que transforma as faturas de cartão de crédito e boletos em verdadeiros filmes de terror para o nosso bolso (e cérebro). O saldo precisa ser positivo no final. Para tanto:


  1. Venda itens sem uso em sua casa, roupas e eletrônicos, artigos esportivos, relíquias que podem interessar colecionadores. Nos aplicativos relacionados ou sites como Mercado Livre é bem fácil.

  2. Cozinhe mais, mesmo que você não tenha o dom. Chega de buffets e jantares à lá carte! Leve uma marmita para seu trabalho.

  3. Corte assinaturas de TV, filmes, revistas, jornais, Spotify. Se você não consegue viver sem, reuna amigos ou familiares e opte pelos "planos família".

  4. Chame um eletricista para avaliar quais aparelhos de sua casa consomem mais luz do que o normal. Troque todas as lâmpadas pelas LED econômicas. Desligue tudo que fica com a luzinha do "stand by".

  5. Fale com seu banco para eliminar despesas bancárias como anuidades de cartão, taxas de ted, de manutenção mensal, "renovação" de cadastro, de boleto. Troque de instituição financeira, se necessário. Os novos bancos digitais são excelentes alternativas, alguns completamente isentos de tarifas, como o Banco Inter.

  6. Ande mais à pé e de bike. Ou até nos patinetes agora disponíveis nas grandes cidades. Barato e conveniente. Para deslocamentos mais longos, use Uber, mas evite preço dinâmico. Deixe o carro na garagem, a gasolina está muito cara. Assim você também rezur riscos de acidentes, que trazem mais despesas com reparos ou franquias, fora a depreciação com kilometragem.

  7. Sugira amigos secretos de presente com valor mínimo baixo. Senão, invente uma desculpa para não participar. (muitos nem gostam, mas se sentem obrigados).

  8. Seja criativo nos presentes de natal para os entes mais queridos, aqueles que merecem uma lembrança. Ex: Criar musicas, editar filmes, descubra o livro mais desejado pela pessoa. Peça ajuda de um amigo em comum.

  9. Não caia na tentação das mega promoções de shoppings como "A cada 500 reais em compras, concorra a um veículo zero km". Aliás, EVITE grandes centros comerciais nos meses de dezembro.

  10. Proponha aos amigos que os encontros de final de ano sejam em casa, não em restaurantes, principalmente se a idéia for incluir os cônjuges e filhos

  11. No supermercado compre apenas itens em oferta. Alguns necessários não estão com preços promocionais? Vá a outro estabelecimento.

  12. Para higiene pessoal, pesquise ofertas nas grandes farmácias. Preços melhores que supermercado, alguns chegam a custar 50% menos!

  13. Transforme churrascos de fim de ano em galetos de fim de ano, "ou choripan".

  14. Pague seus impostos com desconto máximo disponível, à vista. Evite parcelas.

  15. Avalie minuciosamente as apólices de seguro essenciais (veículo, residencial, viagem) na hora da renovação. Contrate um corretor de confiança para que sua proteção esteja em linha com seu perfil. E bolso.


Desejamos que você tenha ótimas festas e um 2020 com alegria, realizações, saúde e sucesso! Mas para este último, é preciso estar consciente financeiramente. A emoção toma conta nos meses de dezembro. 90% das pessoas gasta mais do que deveria nas confraternizações. Seja os outros 10%.

Gustavo Candiota

Formado em Administração de Empresas pela PUCRS


Diretor da GC Prime Câmbio Inteligente

Executivo do mercado financeiro e assessor de câmbio

Certificado AAI Ancord em 2010 e PQO Bovespa em 2012

CE Intr. Wall Street no New York Institute of Finance






95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page