top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Com quanto dinheiro em espécie posso sair do Brasil?

Atualizado: 3 de abr.


Muitos leitores perguntam qual a quantidade limite de moeda para entrar em um país estrangeiro. Por outro lado, poucos preocupam-se com qual o limite de SAÍDA do Brasil com dinheiro vivo. Hoje, explicaremos rapidamente a importância em respeitar normas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e Secretaria da Receita Federal relacionadas.

Limite de moeda em espécie para viagens

Na verdade, não existe um limite de dinheiro para ser levado no bolso em viagens internacionais, PORÉM... se a quantia ultrapassa U$ 10000, é preciso fazer a Declaração de Bens do Viajante (e-DVB) antes do embarque. Pode ser feita pela internet ou nos pontos de atendimento nos aeroportos internacionais.

Tal medida não tem relação com o valor em si, mas com o objetivo de evitar que dinheiro de origem ilegal saia do país. Por não ter a informação correta, a maioria dos passageiros prefere arriscar e viajar sem qualquer declaração, achando que preencher o formulário acarretaria taxas ou impostos adicionais. Não se preocupe! Se você possui origem para o dinheiro em questão, declare sem medo, não haverá qualquer custo adicional. Por outro lado, se ignorada esta norma o viajante pode sofrer sanções penais, perder a quantia transportada, além de ficar retido até prestar os devidos esclarecimentos à Receita Federal, com chance até de responder por crime de evasão de divisas.



Este é mais um motivo para sempre recomendarmos câmbio oficial. De nada adianta comprar moeda com doleiros "para não passar pelo seu CPF" se você depois pode ser barrado na saída do país por evasão de divisas, uma vez que não declarou o montante em mãos justamente por não ter como apresentar origem. Ou seja, no fim das contas, de uma forma ou de outra, o sonegador pode ser pego. Respeite as leis do Sistema Financeiro Nacional.

E tenha uma ótima viagem!


A Câmbio Inteligente recomenda



Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page