top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Saiba como otimizar o consumo de internet em suas viagens


Neste final de ano, trazemos aos leitores algumas dicas básicas mas fundamentais para você que decidiu passar a virada fora do Brasil, em lugares distantes, está louco para compartilhar tudo na internet com família e amigos... mas está com os MB (MegaBytes) escassos pois ativar roaming internacional não costuma ser barato. Principalmente em países mais exóticos.

Claro que pra compensar um pouco você pode "mendigar" Wi-Fi em restaurantes, bares, pubs, lojas da Apple e até em banheiros de metrô, dependendo do país onde está passeando. Mas chega uma hora que cansa, não? Queremos ficar on-line sempre. Para usar GPS (Waze), para trocar mensagens em tempo real com as pessoas que ficaram em casa, ou até com companheiros de viagem que se separaram por algumas horas e querem marcar o reencontro quando der vontade.

Enfim, queremos continuar conectados à internet como se tivéssemos no Brasil, mas no exterior é mais caro. Cada GB comprado em roaming custa bem mais do que os de nossa operadora local (nem sempre). Portanto, além de pesquisar a melhor alternativa para você que está com a grana contada, explicaremos depois como consumir de maneira otimizada sua preciosa franquia, para não ficar fora do ar no meio da viagem.

Primeiro as opções:

  1. Comprar pacote de roaming da operadora brasileira (mais caro mas mais prático)

  2. Comprar chip local no país (Melhor valor por GB - ilimitado)

  3. Comprar chip multi-países (melhor custo x benefício). Recomendamos o mysimtravel.

  4. Enviar cartões postais para a família e esquecer a internet (mais econômica)

Caso a alternativa escolhida não tenha sido a 2 ou a 4, abaixo trazemos instruções e dicas para otimizar os dados em seu aparelho:

Verifique os aplicativos que estão ativados em background no celular. Mantenha apenas os imprescindíveis. Os demais funcionarão em redes Wi-fi, automaticamente.

Exemplo no iOS (iPhone):

Para instruções de otimização de consumo de dados em aparelhos Android, clique aqui.

Mais dicas enquanto seu celular está em conexão móvel:

  1. Desative o “Download automático de mídia” nos ajustes de seu Whatsapp;

  2. Evite baixar vídeos ou realizar streaming fora de redes Wi-Fi (ex: Netflix);

  3. Desative o download automatico de anexos em seu app de e-mail;

  4. Evite usar o Instagram, principalmente visualização de "Stories";

  5. Evite usar Snapchat e outros apps baseados em vídeos;

  6. Desative a sincronização de arquivos em programas como Dropbox;

  7. Evite usar Spotify, Superplayer e outros apps de streaming de música

Recomendação final: mesmo que a vontade seja grande, procure "desligar-se" um pouco da internet. Otimize o consumo de dados para os momentos essenciais, e não para perder as melhores paisagens! Aprecie a vista, os cheiros, preste atenção nos sons e as pessoas à sua volta. Pense que, há 20 anos atrás, não existia internet e conseguíamos curtir tanto quanto ou até mais que hoje nossas viagens. Como era possível? Só 1 telefonema por semana para dizer à família no Brasil que estávamos bem e alguns filmes de câmara fotográfica revelados somente alguns dias após o retorno pra casa. Incrível, não?

Tenham todos um ótimo final de ano! Muito sucesso e realizações em 2018! Obrigado por acompanhar o Blog do Câmbio ao longo de 2017.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page