top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

O Uruguai pode fechar suas fronteiras para brasileiros novamente?

Atualizado: 25 de ago. de 2022

A nova variante da Covid-19 apelidada de Ômicron está assustando cientistas, autoridades e, claro, viajantes internacionais. Os estudos ainda são preliminares, mas alguns falam de maior transmissibilidade devido à dezenas de mutações adicionais à variante Delta na proteína Spike do coronavírus.


Imediatamente após o anúncio de diversos casos da Cepa Ômicron pelo globo, muitos países da Europa e também os Estados Unidos fecharam novamente suas fronteiras. Inicialmente de passageiros provenientes da África do Sul e mais alguns países do continente "para conter a disseminação".


Não vai adiantar nada. (opinião)



Mas a pergunta que fica agora é: este pânico instaurado pela OMS, que disse "estar preocupada" com a variante Ômicron, vai aumentar a ponto de os turistas brasileiros terem suas próximas viagens prejudicadas? Difícil dar um palpite agora, mas a própria OMS, dias depois, já fez um apelo para que "o mundo não feche suas portas para os africanos" e que "tenham solidariedade global".


Nos Estados Unidos, Joe Biden já anunciou uma pequena alteração nas exigências de entrada (para visitantes de qualquer país): o teste PCR agora precisa ser feito 24 horas antes da viagem e não mais 72 horas antes. Não vai mudar nada também. É mais uma medida política e não científica. Quer mostrar que está preocupado com a saúde dos americanos, sem fazer nada, mas fazendo.


Já do Uruguai, a maior preocupação dos Brasileiros no momento - devido às festas de fim de ano, quando muitos se programaram para aproveitar por lá - chegam boatos de que as fronteiras fecharão novamente para nós. Um leitor de nosso Blog comentou que um contato seu no país ficou sabendo de rumores sobre novas restrições, aéreas e terrestres, para turistas brasileiros.


Imediatamente após essa conversa, fizemos pesquisas a respeito, e nada foi encontrado. Em nenhum portal brasileiro e nem mesmo info direto nas fontes locais, atrás de "breaking news". Acessamos o site do principal jornal uruguaio, o EL PAÍS, e nada consta. Exceto esta notícia, mencionando que os cientistas locais crêem na chegada da nova variante. "É questão de tempo".


Na mesma matéria, o governo demonstra tranquilidade dizendo para a população, e seus empresários, "não se preocuparem", pois o país está com alta taxa de vacinação, de 80% (maioria Sinovac e Pfizer). Consultado pelo Jornal El País, o subsecretário de Turismo Uruguaio, Remo Monzeglio, destacou que "O Uruguai não tem voos diretos com nenhum país africano", portanto, "se a variante ingressar no país, será de forma indireta". Concluiu: "neste momento, não há a intenção de fechar as fronteiras, mas sobre o futuro ainda não temos como afirmar".


Com isso, acreditamos que os amigos leitores que estão angustiados sobre sua viagem ao país vizinho podem ficar tranquilos. Pelo menos por enquanto. Provavelmente a "poeira vai baixar" em breve sobre esta nova cepa. Assim como ocorreu com a variante Delta. Recomendamos pensar positivo e desligar sua televisão por uns dias.


Se você deseja saber as exigências do Uruguai para turistas entrarem no país, assista ao vídeo abaixo do Canal Câmbio Inteligente. Contém todas as informações e links com as fontes.


Para cotação de seguro viagem com cobertura covid-19 no Uruguai, clique aqui.


Importante, caso tenhamos algum update sobre fronteiras uruguaias, faremos um adendo a este post. Salve a página em seus favoritos e volte dentro de alguns dias.



Dica ao amigo leitor:



Obrigado por visitar o Blog do Câmbio.

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page