top of page
  • Foto do escritorGustavo Candiota

Como trocar cédulas de dólar danificadas. Guia completo.

Atualizado: 3 de abr.

O que fazer com dólar antigo? Ou dólar danificado? Saiba qual é o passo-a-passo para substituir suas notas de dólar americano depreciadas com o tempo ou que, por acidente, foram severamente danificadas. Existe solução, mas desde que respeitadas algumas premissas impostas pelo US Bureau of Engraving and Printing, dos EUA.


Antes de mais nada, confirme que você já leu os dois artigos anteriores do Blog do Câmbio sobre o assunto (abrirá em nova janela).

Artigo 1: Link

Artigo 2: Link


Agora vamos às instruções detalhadas para troca física (não se trata de câmbio entre moedas estrangeiras, e sim, a substituição de uma cédula velha por uma nova).


Bureau of Engraving and Printing - Washigton, DC
Bureau of Engraving and Printing - Washigton, DC

(Passo 0) Pré-requisitos para substituição de dólar danificado:

  1. Verifique se sua cédula qualifica para substituição (artigo 2, link acima).

  2. Nos EUA, você deve remeter mais da metade (+50%) da cédula intacta. Isso serve para previnir que pessoas rasguem o dinheiro em 2 partes e solicitem substituição por 2 notas novas. Adicionalmente, algumas das garantias de segurança precisam estar aparenes. Ex: fita vertical, marcas d'agua, tinta, códigos de série, etc. O valor da nota também precisa estar identificável para que o tesouro americano possa confirmar quanto dinheiro deve reembolsá-lo, caso sua solicitação for aprovada.


(Passo 1) Empacotando a cédula danificada:

  1. Tente preservar o dinheiro. Mesmo que ele já esteja danificado, pode ficar ainda mais conforme o manuseio na postagem. A maneira que você preparar a cédula para envio é fundamental para ter sucesso na troca por uma nova.

  2. Se a cédula estava enrolada quando foi danificada, não tente achatá-la. Se foi guardada lisa (flat) não tente enrolá-la.

  3. Coloque o dinheiro em um envelope adequado, com cuidado. Não envie moedas junto. Você só pode solicitar análise de papel OU moeda, sempre separados. Até porque as moedas metálicas podem prejudicar as cédulas na "viagem" e precisam ser remetidas para outro departamento e endereço (post relacionado em breve).



(Passo 2) - Imprescindível! Preencher o formulário 5283 no site oficial do U.S. Bureau of Engraving and Printing. Imprimir, datar e assinar. Antes recomendamos ler as instruções e statements que constam na mesma página.



(Passo 3) - Enviando seu pacote:

  • Enviar cédula(s) e formulário 5283 preenchido e assinado, em um único envelope, pelos correios, com AR para o endereço abaixo (Atenção! Calcule se o custo do envio não será maior do que o valor da própria cédula. Se for, não vale a pena fazer o pedido de substituição). Ideal é postar nos correios americanos em uma futura viagem aos EUA ou comparecer a um banco, pessoalmente.


Remeter para:

Bureau of Engraving and Printing

MCD / OFM, Room 344A

P.O Box 37048

Washington, DC 20013


ATENÇÃO! OS CORREIOS BRASILEIROS NÃO ACEITAM TRANSPORTAR VALORES DE PESSOA FÍSICA POR CARTA. Peça ao atendente por alternativas ou programe uma viagem aos Estados Unidos para remeter ao Bureau nos Correios Americanos (fortemente recomendado!)


Aguarde sua solicitação ser processada. Atenção para o prazo de avaliação: de 6 a 36 meses. Sim, é demorado. Muito demorado.

Após enviado, e aguardado o prazo mínimo acima, você pode questionar sobre o status da solicitação. Neste link você encontra e-mail e telefone para contato com o Bureau.


ATENÇÃO! Importante: conforme já falado em posts anteriores, a dica mais válida é tentar, em futura viagem aos EUA, comparecer a uma agência bancaria e pedir a troca de sua cédula pessoalmente. Dependendo do relacionamento com o respectivo banco - caso você tenha ou abra uma conta por exemplo - há chance de substituição na hora, em poucos minutos. Depois, o próprio banco faz a burocracia. Estão acostumados com o processo e possuem canais mais ágeis.


Só realize o procedimento acima em último caso.


Alertas!


1) A diretoria do Bureau of Engraving and Printing ao retornar o pedido emite uma decisão final, sem margem para qualquer apelação.


2) Dinheiro intencionalmente danificado é crime federal. Tentativa de fraudar o processo de substituição de cédulas de dólar também é crime federal e pode levar à prisão nos Estados Unidos da América.


3) Todas as cédulas enviadas para avaliação terão seus números de série consultados para cruzamento contra códigos que possam envolver dinheiro provenientes de roubo, tráfico de drogas e quaisquer outras atividades ilícitas. Dinheiro que tiver qualquer envolvimento com o crime não serão substituidos e podem iniciar uma investigação contra o solicitante.



Boa sorte!


A Câmbio Inteligente recomenda




Obrigado por visitar o Blog do Câmbio.

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page